Banca de DEFESA: CLAUDIA ROSANA KRANZ

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: CLAUDIA ROSANA KRANZ
DATA: 05/04/2014
LOCAL: Auditório - CE/UFRN

OS JOGOS COM REGRAS NA PERSPECTIVA DO DESENHO UNIVERSAL: CONTRIBUIÇÕES À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA

Jogos com regras. Desenho Universal. Mediação. Educação Matemática Inclusiva.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Pensar uma escola para todos tem sido um desafio para inúmeras pessoas ligadas à Educação em nível mundial. Esse estudo aqui apresentado se junta às vozes, movimentos e pesquisas desses sujeitos, buscando contribuir no sentido de construir possibilidades para que a matemática seja pensada e trabalhada na escola com vistas à aprendizagem de todos os alunos, sejam eles sujeitos com deficiência, transtornos, síndromes ou não. Tendo como objetivo investigar as possibilidades de práticas pedagógicas inclusivas mediadas por jogos matemáticos com regras, desenvolvidos e utilizados na perspectiva do Desenho Universal, desenvolveu-se pesquisa qualitativa, com metodologia colaborativa, que envolveu gestores, professores e alunos de uma escola da rede pública de Natal/RN. Na investigação, a partir de estudos que articularam fundamentação teórica à realidade da escola e às concepções dos professores, foram desenvolvidos e confeccionados jogos matemáticos com regras de acordo com o conceito do Desenho Universal. Após, planejamos coletivamente aulas com essa ferramenta, que nortearam práticas pedagógicas em turmas do 1º ao 4º ano do Ensino Fundamental. No decorrer do processo, vários instrumentos foram utilizados para avaliação constante do trabalho e também como dados da pesquisa: gravações, filmagens em vídeo, registros da pesquisadora, dos professores, dos alunos. Ao final, os dados indicaram contribuições efetivas das práticas pedagógicas mediadas pelos jogos com regras, na perspectiva do Desenho Universal, à Educação Matemática Inclusiva.

Interno - 1543391 - CLAUDIANNY AMORIM NORONHA
Interno - 1149542 - FRANCISCO RICARDO LINS VIEIRA DE MELO
Presidente - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Interno - 1149418 - LUCIA DE ARAUJO RAMOS MARTINS