Banca de DEFESA: GEIZY MARIA DE CASTRO FERREIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: GEIZY MARIA DE CASTRO FERREIRA
DATA: 25/02/2014
HORA: 09:00
LOCAL: AUDITÓRIO DO CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFRN
TÍTULO:

O MEU LUGAR: ESTUDO DA HABILIDADE ESCRITORA NO MICRO ESPAÇO
TEMPO SALA DE AULA


PALAVRAS-CHAVES:

Habilidade escritora. Gênero poema. Micro espaço-tempo sala de aula.
Pesquisa colaborativa.


PÁGINAS: 205
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Nesta pesquisa, discutimos a relação entre o desenvolvimento da habilidade escritora
e o gênero poema no micro espaço-tempo sala de aula. A referida pesquisa foi realizada com
21 alunos do 6º ano, turma “A” do Ensino Fundamental, na faixa etária entre 10 e 12 anos, da
Escola Municipal Professor Zuza – Natal /Rio Grande do Norte. Buscamos demonstrar a
possibilidade de o aluno desenvolver e avançar em sua habilidade escritora, desde que seja
colocado em situações de aprendizagens, intencionalmente planejadas e estruturadas, para
esse fim. Nosso objetivo, portanto, é investigar o desenvolvimento da habilidade escritora no
micro espaço-tempo sala de aula, mediado pela Pesquisa Colaborativa, pelo processo de
elaboração conceitual e a escrita do gênero poema. Utilizamos como referencial teórico os
estudos e pesquisas de Vygotsky (1991, 2008) e seus seguidores, para quem o
desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem é construído na relação do indivíduo com
seu ambiente sociocultural e na interação com outras pessoas; os princípios metodológicos da
abordagem qualitativa – Bogdan e Biklen (1994) e Ludke e André (1986) –, por considerar a
sua pertinência nesse trabalho, uma vez que permite examinar o campo empírico e
proporcionar dados com potencial para nos ajudar a esclarecer o objeto de estudo e a Pesquisa
Colaborativa – Ibiapina (2007, 2008, 2009), Ibiapina e Ferreira (2011), Ferreira (2007, 2009a;
2009b), Magalhães (2009), Magalhães e Fidalgo (2011), Liberali (2011, 2012), entre outros –
, dada a sua importância no que se refere à mobilização e contribuição para a emancipação
dos partícipes, particularmente, na produção da escrita e no desenvolvimento de outras
linguagens – Bakhtin (2010), Koch e Elias (2011); Marcuschi (2008), Moisés (2008); José
(2003), Altenfelder e Almerim (2010), Goldstein (2012) e outros. Trata-se de um trabalho que
se justifica pela ênfase dada ao desenvolvimento da habilidade escritora e da personalidade do
aluno. Concluímos que os alunos foram capazes de avançar em sua habilidade escritora, além
de desenvolverem hábitos e atitudes de colaboração e participação, o que aponta para a
perspectiva de continuidade dessa aprendizagem.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1220965 - FRANCISCA LACERDA DE GOI
Externo à Instituição - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA - UFPI
Interno - 1149390 - JOAO MARIA VALENCA DE ANDRADE
Interno - 345843 - MARIA SALONILDE FERREIRA
Externo à Instituição - MARLUCIA BARROS LOPES CABRAL - UERN
Notícia cadastrada em: 13/02/2014 09:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao