Banca de DEFESA: ZORAIA DA SILVA ASSUNCAO

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ZORAIA DA SILVA ASSUNCAO
DATA: 26/02/2014
LOCAL: MULTIMEIOS 01/CENTRO DE EDUCAÇÃO

METRÓPOLE DIGITAL: O JOVEM APRENDIZ NA EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA

Tecnologia da Informação (TI); Políticas de qualificação profissional; Mudança de cognição; Subjetividade juvenil; Projeto de vida.

ÁREA: Educação

Elaborada no cenário do Instituto Metrópole Digital (IMD) – unidade suplementar da Universidade Federal do Rio Grande do Norte que atua na formação de pessoal com cursos de nível técnico e superior, sendo a formação de nível técnico, associada a um processo de inclusão digital, com o propósito de atrair jovens para a área de TI, com ênfases em Desenvolvimento de Software e Hardware –, esta tese partiu da observação dos descompassos entre a proposta do IMD em formar uma grande quantidade de mão-de-obra qualificada para o mercado de trabalho de TI e uma reduzida quantidade de jovens que permanecem no curso, e, que, ainda assim, não efetiva plenamente esse ingresso no campo de trabalho, manifestando muito mais a necessidade de prosseguir academicamente. Buscamos suporte da teoria freireana como proposta que problematiza as políticas e o processo de formação e qualificação profissional, na perspectiva de uma consciência cidadã e libertadora. O recorte do objeto de investigação foi o processo de mudança cognitiva e constituição da subjetividade do jovem aprendiz em Tecnologia da Informação (TI) no IMD. Constatamos a contribuição dos processos de filiação e a relevância da mediação exercida pela tutoria do IMD na formação intelectual e subjetiva dos jovens, tanto em caráter formal, como informal. De cunho qualitativo, descritivo-explicativo, a pesquisa contou com a participação de jovens, alunos do ensino médio oriundos de escolas públicas e privadas, com idades entre 15 e 18 anos. A etnometodologia (COULON, 1995) foi a estratégia de acesso aos dados, desenvolvida a partir das contribuições do diálogo em grupo focal (GATTI, 2005; MORGAN, 1998), e a análise do discurso foi adotada como ferramenta de discussão (ORLANDI, 2000, BRANDÃO, 1998, 1991). A partir de então, foi possível a tessitura de uma intertextualidade entre as vivências juvenis e o aporte teórico acerca de sociedade da informação e da comunicação (PAIVA e SODRÉ, 2011) e outros conceitos, como: cultura (FREIRE, 2002, 1997), “diálogo”, cidadania e autonomia (FREIRE, 2002, 1997, 1984, 1980), dialogia e intersubjetividade (SOUZA e BAKHTIN, 1997), filiação intelectual e institucional (COULON, 2008), mediação simbólica (VYGOTSKY, 2003), cognição e atos cognoscitivos (FREIRE, 1997; DEWEY, 1980, 1959), construção do conhecimento (MATURANA e VARELA, 2001), capital econômico, social, cultural e simbólico (BORDIEU, 2011, 2010), cibercultura, hipertextualidade e tecnointeração (LÉVY, 1996; SANTAELLA, 2007; BAUMAN, 2001), modelos de Educação a Distância (MORAN, 2011; VALENTE, 2011). A organização dos capítulos partiu das questões metodológicas para abordar a concepção de juventude e as políticas de qualificação profissional, o papel da tutoria do IMD enquanto mediadora de saberes e mudanças cognitivas e, finalmente, a constituição de subjetividade juvenil, à luz das contribuições de Bourdieu (1989), Coulon (2008), Freire (2004) e dos jovens participantes dos grupos focais. Sendo assim, o presente trabalho pode ser concebido não como uma busca de respostas definitivas, mas como um processo de aprender a perguntar e dialogar com os jovens sobre suas expectativas e experiências juvenis na busca de uma formação de mão-de-obra para o mercado de trabalho em Tecnologia da Informação.

Interno - 1801922 - ALESSANDRA CARDOZO DE FREITAS
Interno - 4197701 - ERIKA DOS REIS GUSMAO ANDRADE