Banca de DEFESA: AKYNARA AGLAE RODRIGUES S DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: AKYNARA AGLAE RODRIGUES S DA SILVA
DATA: 25/02/2014
LOCAL: MULTIMEIOS 01/CENTRO DE EDUCAÇÃO

FORMAÇÃO DE PROFESSORES, SABERES, REFLEXIVIDADE E APROPRIAÇÃO DA CULTURA DIGITAL NO PROJETO UM COMPUTADOR POR ALUNO (UCA)

Um Computador por Aluno (UCA), Apropriação, Reflexibilidade, Cultura Digital, Saberes Docentes.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

Este estudo investiga a formação de professores e a prática cognitiva dos docentes em uma escola de Educação Básica que adotou o Projeto Um Computador por Aluno (UCA) em seu cotidiano escolar. Sua relevância consiste em fornecer direções para a continuação das ações de formação do projeto e nortear o fazer e o pensar docentes junto às suas práticas pedagógicas com uso do laptop no modelo um para um. Defende-se que a formação do educador para uso social das mídias digitais (em especial, os laptops provenientes do UCA) abre espaços para o estabelecimento de novas relações sociotécnicas, de novas práticas socais e profissionais, novas pertenças identitárias e de um processo de reflexividade e reconstrução de saberes para ensinar. Reafirmamos a importância da reflexividade e da apropriação da cultura digital para melhor desenvolvimento da prática docente com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), enfocando os aspectos de uso social e profissional da tecnologia. O estudo alinha-se à vertente qualitativa e trata-se de um rastreamento processual com base em princípios da pesquisa etnográfica. Como procedimentos e instrumentos metodológicos, foram adotados: a observação intensiva dos ambientes escolares, a análise documental, o grupo focal, questionários semiestruturados e entrevistas individuais semiestruturadas. A pesquisa realizou-se em uma escola pública do município de Parnamirim – RN. A amostra de sujeitos refere-se a 17 docentes, procedentes do ensino fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio que passaram pelo processo de formação UCA e que inseriram os laptops em sua prática pedagógica. O corpus da pesquisa está estruturado com base nas mensagens construídas no processo de coleta de dados e é analisado com base em princípios da Análise de Conteúdos, especificados por Laurence Bardin (2011). Tomou-se como referencial teórico os estudos de Tardif (2000; 2011), Pimenta (2009), Gorz (2004, 2005), Giddens (1991), Dewey, J. (1916), Boudieu (1994; 1999), Freire (1996; 2005), entre outros. A análise aponta um processo de reconstrução/revisão de saberes para ensinar e atuar na cultura digital, saberes esses pautados na experiência dos sujeitos investigados. Os saberes reconstruídos serão desvendados a partir de um processo de categorização. Os seguintes grupos de saberes: “saberes da técnica”, “saberes didático-metodológicos” e “saberes da profissionalização” foram construídos na premissa da apropriação da cultura digital em contexto educacional. A análise confirma o surgimento de novas formas de sociabilidades ao adquirirem outras formas de agir e de pensar as TICs, apesar do ambiente adverso à reflexibilidade compartilhada entre os docentes. Revela, ainda, com base no conceito de apropriação presente na análise dos dados, a construção de sentidos de pertencimento e de transformação do sujeito no percurso social a partir do entrelaçamento da prática docente com a cultura digital. Ressalta, por fim, a importância de uma formação para uso das TICs que ultrapasse a instrumentalização, ou seja, o que denominamos “saberes da técnica”, mas que tenha em sua base estrutural a reflexividade compartilhada, a abertura para a ressignificação e (re)construção de saberes e fazeres e que permita realmente, ao professor, a vivência de uma experiência capaz de propiciar transformações de suas relações sociotécnicas.

Interno - 926826 - ADIR LUIZ FERREIRA
Externo à Instituição - EDNA GUSMÃO DE GÓES BRENNAND - UFPB
Interno - 1755707 - KARYNE DIAS COUTINHO
Interno - 1646204 - LUCIANE TERRA DOS SANTOS GARCIA