Banca de DEFESA: LARISSA MARIA DA COSTA FERNANDES

DISCENTE: LARISSA MARIA DA COSTA FERNANDES
DATA: 20/12/2013
LOCAL: SALA F2 - SETOR V

INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR: CONTRIBUTOS DA MOBILIDADE ESTUDANTIL NA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO (2001-2010)

Educação superior. pós-graduação. Internacionalização. Mobilidade estudantil.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação

O presente trabalho tem por objetivo analisar como se configura o processo de mobilidade de doutorandos em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, procurando investigar as suas contribuições na formação do pesquisador e na consolidação do Programa de pós-graduação em Educação. Para sua realização, foram utilizadas como procedimentos técnicos a revisão bibliográfica, a análise de documentos, a tabulação de dados quantitativos e as entrevistas semiestruturadas. A revisão bibliográfica permitiu aprofundar os conhecimentos acerca dos fenômenos e processos que permeiam o objeto em estudo, com destaque para a globalização e a internacionalização; a análise de documentos proporcionou maiores conhecimentos sobre as diretrizes internacionais e nacionais para a pós-graduação brasileira, com foco no fomento à internacionalização desse setor; a tabulação de dados referentes à mobilidade na pós-graduação permitiu verificar a concretude das diretrizes internacionais e nacionais em âmbito nacional e local; e as entrevistas semiestruturadas possibilitaram a verificação, com base nos relatos de experiência de doutorandos e orientadores, das contribuições da mobilidade estudantil para o exterior. Os estudos indicam, no que concerne ao processo de internacionalização brasileiro, que esse país se insere nesse contexto ainda de maneira passiva, por meio de uma política de indução de envio de estudantes e docentes para formação no exterior, em especial nos EUA e países europeus, principalmente em nível de doutorado, na modalidade sandwich. Especificamente no campo da Educação, no contexto da UFRN, essa mobilidade tem acontecido em sua grande maioria para instituições portuguesas, fato que pode ser atribuído à facilidade com a língua. As contribuições desse processo para o desenvolvimento das pesquisas dos doutorandos em Educação do PPGEd/UFRN dizem respeito tanto ao aprofundamento teórico como ao metodológico, o que tem garantido a ampliação das possibilidades de análise dos objetos em estudo. No entanto, esse processo tem se caracterizado pelo consumo de práticas de pesquisa e teorias dos nossos doutorandos em instituições estrangeiras. Quanto às contribuições para o PPGEd/UFRN, elas estão associadas às produções dos doutorandos em âmbito internacional, o que vem ocorrendo por meio de publicações e apresentações em evento nacionais e internacionais. Apesar de a mobilidade em nível de doutorado estar proporcionando maior visibilidade de nossas pesquisas e pesquisadores em âmbito mundial, não tem garantido a formação de redes de pesquisa conjuntas entre instituições, ficando as práticas de pesquisa em conjunto submetidas a ações temporárias proporcionadas pelas agências de fomento às pesquisas brasileiras. Portanto, a mobilidade na pós-graduação apresenta limites a serem superados para que possamos nos inserir ativamente no processo de internacionalização da educação superior.

Presidente - 2346663 - ALDA MARIA DUARTE ARAUJO CASTRO
Externo à Instituição - ALFREDO MACÊDO GOMES - UFPE
Externo à Instituição - ANDREZZA MARIA BATISTA DO NASCIMENTO TAVARES - IFRN
Interno - 7347393 - ANTONIO CABRAL NETO