Banca de DEFESA: ALBERTO ALEXANDRE LIMA DE ALMEIDA

DISCENTE: ALBERTO ALEXANDRE LIMA DE ALMEIDA
DATA: 16/12/2013
LOCAL: Sala de Multimeios 01/Centro de Educação

A CONCEPÇÃO DE PAISAGEM DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO DE PARNAMIRIM (RN)

Concepção. Paisagem. Ensino de Geografia.

ÁREA: Educação

Esse trabalho define-se como um estudo exploratório ancorado nos princípios da pesquisa qualitativa cujo objeto de estudo versa sobre a concepção de paisagem de professores de Geografia do município de Parnamirim (RN) e as implicações pedagógicas advindas dessa concepção na formação do educando. Para desencadearmos o nosso processo investigativo utilizamos como referencial teórico-metodológico as contribuições de alguns princípios do materialismo histórico e dialético (TRIVIÑOS, 2007) e da abordagem histórico-cultural da educação (FREIRE, 1987; FREIRE, 1991; VIGOTSKY, 1993; VIGOTSKY, 2001; VIGOTSKY, 2007), bem como recorremos ao significado de concepção (MORIN, 1996; FERREIRA, 2007) e à abordagem crítica da Geografia (MORAES, 2005; SANTOS, 1988; SANTOS, 2004; SANTOS, 2006; SILVA, 1989; SILVA, 2010). Além disso, fizemos uso da história oral como técnica de pesquisa (MORAES, 2004; BERTAUX, 2010; FERRAROTI, 2010; NÓVOA, 2010) e da entrevista semiestruturada como procedimento de coleta de dados. A nossa referência empírica constituiu-se de quatro professores lotados em quatro escolas da rede pública do referido município, os quais, através de depoimentos concedidos no próprio local de trabalho, forneceram os dados necessários à execução dessa pesquisa, não se configurando como objetivo do estudo a verificação na prática de sala de aula e fora dela dos dizeres dos partícipes, o que ressalta a transitoriedade das evidências ressaltadas na pesquisa. Desse modo, constatamos que a concepção de paisagem predominante entre os professores, processo permeado pelo seu fazer pedagógico e construído ao longo de suas vidas, prioriza os aspectos visíveis e morfológicos e as vivências sentimentais relacionadas ao referido conceito, o qual se situa em nível descritivo de concepção. Com efeito, as implicações pedagógicas da aplicação dessas concepções no lugar escola apontam uma materialização do ensino de Geografia centrada na reprodução acrítica de conteúdos escolares, que pouco instiga os educandos a processarem, por meio da dialogicidade, as ressignificações dos seus atributos múltiplos e essenciais, apesar das tentativas e possibilidades de algumas renovações teórico-metodológicas na aplicação dos conhecimentos geográficos sobre paisagem expressas nos depoimentos dos partícipes.

Presidente - 1149623 - FRANCISCO CLAUDIO SOARES JR
Externo ao Programa - 350480 - GIANE BEZERRA VIEIRA