Banca de DEFESA: ANALWIK TATIELLE PEREIRA DE LIMA SOLCI

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANALWIK TATIELLE PEREIRA DE LIMA SOLCI
DATA: 03/12/2013
LOCAL: Auditório do Laboratório VER/Departamento de Educação Física/UFRN

SOMOS TODOS CANIBAIS: ANTROPOFAGIA, CORPO E EDUCAÇÃO SENSÍVEL

Antropofagia. Corpo. Cultura. Educação Sensível

ÁREA: Educação

Esta tese apresenta a antropofagia como uma noção teórico-experiencial, uma atitude do corpo que reabilita o sensível e desperta o mundo percebido. A argumentação ressalta a dimensão sensível do corpo e do conhecimento, considerando sua sensibilidade e motricidade, corpo que não se separa da natureza e da história, atuando no mundo como presença viva, originária, em movimento, supondo um sujeito que, ao mesmo tempo em que constrói seus próprios sentidos, é dependente da experiência do outro no mundo, criando e recriando a cultura, ampliando o processo de conhecer, sentir, pensar, agir, ser, transformar-se. Essa atitude anuncia um conhecimento sensível e um corpo que é capaz de sensação, mas também de expressão, de comunicação, de criação, aspectos indispensáveis para se pensar a educação como um espaço sensível, de aprendizagem e ressignificação da cultura, que possibilita a convivência com o corpo, com o tempo, com o espaço; que ensina a reaprender a ver o mundo, que considera a reversibilidade dos sentidos e a estesia como campo da experiência sensível e da imputação de sentidos; que convoca a beleza de múltiplas leituras do vivido e que alarga a compreensão de si e do outro. Como objetivo, buscamos compreender a antropofagia como atitude do corpo e do conhecimento sensível, que aprofunda a relação do ser no mundo, a relação com o outro e permite a criação de sentidos culturais, estéticos e existenciais para a educação. Apresentamos a atitude fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty como referência teórico-metodológica de nossa pesquisa. Trata-se de uma atitude de pensamento que coloca o conhecimento como centro de nossas experiências vividas no mundo, uma atitude que não propõe um sentido definitivo das coisas e das pessoas e que contribuiu na compreensão sobre a antropofagia, o corpo, o sensível, o mundo e o outro, apontando desdobramentos dessa reflexão para a educação. Ao criar horizontes de sentido e estratégias de percepção sobre a antropofagia, consideramos como escolhas a nossa experiência vivida; incluindo a experiência da viagem; uma oficina de extensão realizada com alunos do curso de Tecnologia em Produção Cultural do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN – Campus Cidade Alta; a antropofagia como elemento da Arte Moderna brasileira; as criações e os relatos dos alunos; imagens; filmes e livros pesquisados; além do diálogo com pensadores como Lévi-Strauss, Montaigne e Oswald de Andrade, que constituem nossas principais referências conceituais e que permitiram transversalizar saberes e promover um diálogo entre áreas de conhecimentos variadas como a Antropologia, a Filosofia, a Arte e a Educação. Essas estratégias constituíram-se como o resultado parcial e inacabado de um processo de conhecimento de si e do outro, que permitiu reviver memórias, ressaltar cores, sentidos, sabores, descobertas sensíveis e impulsionadoras sobre o conhecimento, sobre a arte, descobertas sobre si mesmo, sobre o outro, sobre o mundo, sobre a vida, indicando que a educação pode ser um processo mais sensível, em que o corpo é presença indispensável, assim como o tocar, o criar, os delírios, os afetos, os encontros e a invenção.

Presidente - 1049922 - TEREZINHA PETRUCIA DA NOBREGA
Interno - 1038320 - KARENINE DE OLIVEIRA PORPINO