Banca de DEFESA: DIEGO FIRMINO CHACON

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: DIEGO FIRMINO CHACON
DATA: 06/12/2013
HORA: 08:30
LOCAL: Sala de Multimeios I/Centro de Educação
TÍTULO:

ENSINAR/APRENDER A GOSTAR DE HISTÓRIA: SABERES DOCENTES E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO HISTÓRICO ESCOLAR COM PROFESSORES DE AREZ-RN


PALAVRAS-CHAVES:

Ensino de História. Professores Interioranos. Saberes Docentes. Conhecimento histórico praticado.


PÁGINAS: 210
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Educação
RESUMO:

Esta dissertação tem o objetivo de analisar os saberes que se tornaram referenciais nas práticas docentes de professores interioranos de História no Ensino Médio e compreender a constituição do conhecimento escolar de História por estes professores, a partir da mobilização dos diferentes saberes que compõem a prática docente. Os colaboradores desta pesquisa foram três professores da Escola Estadual Jacumaúma e o pesquisador. Os fundamentos teórico-metodológicos desta investigação se baseiam nos pressupostos da pesquisa qualitativa de tipo colaborativa. A utilização de tal abordagem teve como intenção propiciar a construção de conhecimentos entre docentes e pesquisador a partir de relações menos opressivas de poder e, também, de contribuir para uma formação contínua dos sujeitos, possibilitando-lhes o entendimento da prática profissional como espaço para exercício da autonomia e da criticidade. A pesquisa empírica teve como procedimentos entrevistas orais individuais, sessões reflexivas e observações colaborativas. Os discursos dos sujeitos apresentaram, em alguns momentos, as inquietações dos docentes com um modelo escolar fragmentado em que existe pouco espaço para interações dialógicas entre os educadores e que dificulta a consolidação de interlocuções da escola com a realidade que os envolve. Suas colocações apontaram que os saberes entendidos como referenciais são aqueles que podem ser identificados no cotidiano do trabalho educacional e que encontram justificativas próprias a partir da finalidade que cada um exerce na construção da prática profissional. As relações em sala de aula sinalizam para uma interação mais intensa entre professores e alunos, mobilizando a afetividade como um saber para oportunizar relações menos autoritárias. Na compreensão dos professores interioranos, o conhecimento histórico escolar se produz no compartilhamento de interesses e sentidos atribuídos pelos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Os saberes da ciência de referência perpassam o ensino escolar de História, mas eles são ressignificados de acordo com as especificidades próprias do espaço escolar. A dinâmica intensa e complexa do contexto educacional faz com que o conhecimento histórico praticado vá ganhando características específicas e que estão em constante movimento. Nestes movimentos existem marcas de elaborações e reelaborações do novo e do tradicional. 


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2482088 - CRISLANE BARBOSA DE AZEVEDO
Presidente - 1149390 - JOAO MARIA VALENCA DE ANDRADE
Interno - 345843 - MARIA SALONILDE FERREIRA
Externo à Instituição - PAULO HEIMAR SOUTO - UFS
Notícia cadastrada em: 08/11/2013 10:28
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