Banca de DEFESA: ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS

DISCENTE: ADELE GUIMARAES UBARANA SANTOS
DATA: 18/10/2013
LOCAL: SALA DE MULTIMEIOS 02/CENTRO DE EDUCAÇÃO/UFRN

NÃO É QUE EU SEI SER PROFESSORA!
Formação continuada e construção do currículo da Matemática para o ciclo de alfabetização

Formação continuada. Currículo da Matemática. Ciclo de Alfabetização.

ÁREA: Educação

Esta dissertação investiga como a prática da formação continuada em Matemática dos professores do Núcleo de Educação da Infância/Colégio de Aplicação (NEI/CAp) tem possibilitado a construção do currículo da Matemática para o ciclo de alfabetização nessa instituição. Assumimos os princípios metodológicos da abordagem qualitativa com ênfase na pesquisa colaborativa. Privilegiamos atividades de formação continuada organizadas em sessões de estudos e reflexões sobre a prática pedagógica que envolveram todos os partícipes. Para a construção dos dados realizamos a escolha de instrumentos e procedimentos metodológicos como a entrevista individual e as sessões reflexivas de videoformação e de estudo. Com a intensão de responder a questão central da pesquisa definimos duas categorias de interpretação: a formação continuada em Matemática dos professores do NEICAp dos anos iniciais do Ensino Fundamental e a construção do currículo da Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental nesta escola. Constatamos que a prática da formação continuada em Matemática acontece dentro da própria instituição e tem como interesse, além da formação permanente dos seus professores, o desenvolvimento da escola e a aprendizagem dos alunos. Avaliamos que por meio de estudos e reflexões sobre as práticas docentes, análises de propostas pedagógicas de Secretarias de Educação e de outros documentos oficiais do Ministério da Educação, em momentos de formação continuada em contextos vivenciadas pelos professores do NEI/CAp, vem sendo possível construir o currículo desta instituição e, consequentemente, a sua proposta curricular, na qual privilegiamos a área da Matemática.

Interno - 1359083 - IRAN ABREU MENDES
Externo à Instituição - IVANA MARIA LOPES DE MELO IBIAPINA - UFPI