Banca de QUALIFICAÇÃO: VIVIANY MOURA CHAVES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : VIVIANY MOURA CHAVES
DATA : 27/05/2021
LOCAL: Videoconferência (Google Meet)

PARTICIPAÇÃO DE COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES DA AGRICULTURA FAMILIAR NA OFERTA E DEMANDA DE ALIMENTOS PARA AS ESCOLAS: uma avaliação da efetividade do programa de alimentação escolar

Alimentação Escolar. Agricultura Familiar. Cooperativas e associações. Cadeia agroalimentar local. Sistemas alimentares locais. Avaliação de efetividade.

A participação da agricultura familiar no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) depende essencialmente de incentivos àsorganizações formais por meio de cooperativas e associações, espaços que facilitam o escoamento da produção e estimulam o desenvolvimento rural. Nesse sentido, esta pesquisa busca responder se a participação de organizações formais da agricultura familiar interferem na aquisição e qualidade da alimentação escolar. O objetivo central desta pesquisa é avaliar o papel de cooperativas e associações da agricultura familiar na oferta e demanda de alimentos locais e sua efetividade frente ao programa de alimentação escolar no estado do Rio Grande do Norte. Trata-se de um estudo quantitativo e o delineamento metodológico será desenvolvido a partir de três etapas distintas e complementares: (1) uma revisão sistemática; (2) um estudo transversal; e (3) um estudo de caso. Na etapa 1 foi conduzida com base nas recomendações PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses) e nas bases de dados MedLine/PubMed, Scopus e Web of Science. A etapa 2 serão aplicados questionários por ligações telefônicas para 356 agricultores(as) familiares de 83 municípios. Por último, na etapa 3, serão analisados e comparadosos cardápios escolares, listas de compras e Chamadas Públicas de dois municípios, que serão selecionados com base nos resultados da etapa anterior. Para análise dos dados serão realizadasanálise estatística descritiva, bivariada e multivariada, aplicando o qui-quadrado, teste exato de Fisher e Regressão de Poison quando apropriado. Os próximos passos incluem: (1) publicar os resultados dessa pesquisa em periódicos da área; (2) elaborar um policy brief a ser encaminhado para o Governo do Estado e suas entidades ligadas à agricultura familiar; e (3) realizar uma oficina regionalizada com a participação dos atores sociais que compõem o PNAE em cada município.

Presidente - 1298988 - JOAO BOSCO ARAUJO DA COSTA
Interna - 3859825 - MICHELLE CRISTINE MEDEIROS JACOB