Coordenadores de mestrado de 40 universidades federais e Comitê Gestor Nacional do Profiap. Foto: Cinthia de Morais Freire
Entre os dias 3 e 6 de junho de 2025, representantes de 40 universidades federais de todas as regiões do Brasil estiveram em Natal (RN), participando do Fórum Nacional de Coordenadores da Rede Profiap, cuja sede institucional foi a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A universidade havia sido eleita por unanimidade, em 2024, para sediar o evento.
O evento ocorre duas vezes por ano em diferentes regiões do Brasil e reúne todos os 40 coordenadores do Programa de Mestrado Profissional em Administração Pública, sob condução do Comitê Gestor Nacional da Rede Profiap.
Fórum Nacional de Coordenadores do Profiap. Foto: Cinthia de Morais Freire
De acordo com o professor Antonio Batista da Silva Oliveira, coordenador do Profiap-UFRN e anfitrião do evento em Natal, “a UFRN é a primeira universidade federal do país, entre as 20 novas instituições credenciadas em 2024, a receber o Fórum – e o fato de a FELCS ser anfitriã de 40 universidades federais em Natal mostra a força da interiorização da pós-graduação stricto sensu e das muitas parcerias que cultivamos. Afinal, nada disso seria possível sem o apoio do reitor Daniel Diniz, do pró-reitor Rubens Maribondo, do diretor Alex Gomes, do Comitê Gestor Nacional do Profiap, da equipe do Profiap-UFRN e de todos os 40 colegas coordenadores de mestrado espalhados por todo o Brasil”, enfatiza.
Da esquerda para a direita: pró-reitor de pós-graduação Rubens Maribondo, diretor da Felcs Alex Gomes e Antonio Batista (coordenador do Profiap-UFRN e anfitrião do evento) discursam na abertura do Fórum Nacional de Coordenadores do Profiap. Fotos: Cinthia de Morais Freire
O Profiap é mantido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), cujo presidente é o reitor Daniel Diniz, da UFRN. O evento teve debates, reuniões e diversas atividades, inclusive várias decisões que nortearão os destinos da Rede Profiap em todo o Brasil nos próximos anos.
Da esquerda para a direita: diretor de comunicação do Comitê Gestor Nacional do Profiap (CGNP) Marcos Tanure (UFJF), diretor de autoavaliação do CGNP Abel Azeredo (UTFPR), diretor financeiro do CGNP Alessandro Arruda (UFMS), coordenador do PROFIAP-UFRN Antonio Batista (UFRN), presidente do CGNP Teresa Carneiro (UFES), diretor de planejamento e internacionalização do CGNP Marcos Vital (UFRR) e diretor acadêmico do CGNP George Brito (UFT). Foto: Cinthia de Morais Freire
O “Fórum de Natal”, como ficou conhecido, repercutiu no sítio nacional e nas redes sociais do Profiap Brasil e de dezenas de universidades federais de todo o país. O Fórum Nacional de Coordenadores do Profiap segue agora para a sua segunda e última edição de 2025, que está prevista para novembro e ocorrerá em Foz do Iguaçu, no Paraná. Maiores informações sobre os fóruns e demais temas da Rede e do Mestrado em Administração Pública Profiap são divulgadas no seu sítio oficial:https://profiap.org.br/. E, para informações específicas sobre o mestrado Profiap na UFRN, é possível acessar o sítio oficial e as redes sociais do curso.