Banca de QUALIFICAÇÃO: ROZILEIDE DE OLIVEIRA LIMA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ROZILEIDE DE OLIVEIRA LIMA
DATA: 22/07/2013
HORA: 15:00
LOCAL: Auditorio Departamento de Geologia
TÍTULO:

Estudos sobre Foraminíferos e Ostracodes da Plataforma Continental Atual Adjacente ao Litoral Equatorial Norte-Riograndense entre as regiões de Porto do Mangue e Galinhos.


PALAVRAS-CHAVES:

Plataforma continental, Bacia Potiguar, foraminíferos, ostracodes


PÁGINAS: 18
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

Nos oceanos atuais existem vários sedimentos biogênicos, o que possibilita o seu estudo. A pesquisa dos sedimentos marinhos também é aplicada no reconhecimento dos grãos biogênicos, haja vista a grande quantidade de sedimentos carbonáticos presentes na plataforma brasileira (especialmente na região nordeste). Esta pesquisa tem como objetivo o estudo dos foraminíferos e ostracodes que ocorrem na plataforma equatorial norte rio-grandense entre as regiões de Porto do Mangue e Galinhos. A área de estudo está inserida no contexto geológico da Bacia Potiguar em sua parte submersa. Diferentes análises foram realizadas em amostras selecionadas, tais como: tratamento para separação em diferentes granulometrias, descrição e quantificação dos organismos, Microscopia eletrônica de varredura (MEV), Espectrômetro de Energia Dispersiva (EDS), datação absoluta por C-14 para o conhecimento da idade das diferentes gerações de sedimentos. Foram reconhecidos foraminíferos bentônicos (Textularia, Quinqueloculina, Amonia, Elphidium, Pseudononion, Arcaias, Perenopolis, Poroeponides, Amphistegina, Pyrgo, Oolina, Bolivina, Fusenkoina, Nonionella, Uvigerina, Reophax, Nodosaria, Amphisorus, Wiesrella, Reussella e Cyclogyra) e planctônicos (Globigerina e Globorotalia), sendo que os bentônicos são encontrados com maior frequência. Os planctônicos quando presentes apresentam-se em grandes quantidades. Assim como alguns ostracodes marinhos (Hemicytheridae, Loxoconcha sp, Puriana variabilis/P. convoluta, Bairdiidae, Ruggiericythere sp e Xestoleberis sp,), comumente bem ornamentados. Análises de EDS, realizadas concomitantemente a microscopia eletrônica de varredura (MEV), indicaram que os grupos de organismos encontrados na plataforma atual apresentam composição química principal de Ca, C, O, Na, Cl, Al, Mg e Si. A proporção destes elementos químicos pode variar de acordo com o tipo de sedimento biogênico, sendo as maiores quantidades identificadas de Ca, C, Cl, Na e O. Estes sedimentos, em lupa binocular, mostram aspectos texturais de coloração diferente, uma esbranquiçada e outra cinza. Esta diferença de coloração atribuída na literatura pré-existente a diferentes gerações não foi confirmada nesta pesquisa. Datação por C-14 indicam serem da mesma geração com idade entre 3-6.000  anos AP, independente da coloração. Entretanto, analises EDS indicam que os sedimentos cinza apresentam, no geral, uma maior quantidade de NaCl. Os Foraminíferos têm uma composição química principal de Ca, O, Mg, Cl, C, Na, Si e Al. Na análise  de foraminíferos bentônicos para os gêneros Amphistegina e Pseudononion, nota-se a quantidade elevada de cálcio em relação aos demais elementos químicos Os resultados encontram-se em processo de integração e interpretação para conclusão de artigo cientifico e da dissertação.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2218779 - HELENICE VITAL
Interno - 1149363 - VALERIA CENTURLON CORDOBA
Externo à Instituição - PATRÍCIA PINHEIRO BECK EICHLER - UFRN
Notícia cadastrada em: 19/07/2013 10:07
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa07-producao.info.ufrn.br.sigaa07-producao