Banca de DEFESA: RAFAEL SARAIVA RODRIGUES

DISCENTE: RAFAEL SARAIVA RODRIGUES
DATA: 13/04/2012
LOCAL: Auditório do Laboratório de Geologia e Geofísica de Petróleo - LGGP

Evidências Da  Herança Geotectônica Pré-Cambriana Na Geração Da Bacia Potiguar: Um Estudo Geofísico Multidisciplinar.

Dados Gravimétricos, Aeromagnéticos, Deconvolução De Euler, Modelagem Gravimétrica 3D, Rifte Potiguar.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

A modelagem gravimétrica 3D do rifte da Bacia Potiguar, apresentada neste trabalho, constituiu de um processamento digital de dados gravimétricos e aeromagnéticos, subsidiados pelos resultados da Deconvolução de Euler de dados gravimétricos e magnéticos e pela interpretação de linhas sísmicas e descrições de poços. O banco de dados gravimétrico é proveniente de um trabalho de compilação de levantamentos geofísicos independentes realizados por diversas universidades, instituições de pesquisa e órgãos governamentais. Os dados aeromagnéticos são proveniente dos projetos Bacia Potiguar e Plataforma Continental do Nordeste, obtidos junto à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As soluções da Deconvolução de Euler possibilitaram a análise do comportamento dos principais limites do rifte. Enquanto que, a interpretação integrada das linhas sísmicas propiciou a delimitação dos relevos dos horizontes da base das formações sedimentares e o topo do embasamento do Rifte Potiguar. A integração desses dados permitiu uma modelagem gravimétrica 3D do relevo do embasamento da bacia, possibilitando a identificação de uma série de estruturas do arcabouço estrutural do Rifte Potiguar e do embasamento cristalino sem o efeito gravimétrico do rifte. Com o procedimento de inversão dos dados gravimétricos, foi possível identificar as principais feições estruturais do rifte da Bacia Potiguar, alongadas na direção NE-SW, bem como suas bordas falhadas nos limites sul e leste do rifte, onde o pacote sedimentar atinge espessuras superiores a 5500 m. O limite sul é marcado pelas falhas de Apodi e Baixa Grande, aparentando tratar-se de uma única falha de direção NW-SE, com forte inflexão para NE-SW. Observa-se ainda o limite leste do rifte condicionado pelo Sistema de Falha Carnaubais de direção preferencial NE-SW. Observa-se ainda falhas de direção NW-SE, que atuaram como falhas de transferência aos esforços distensionais de formação da bacia. No mapa de anomalias residuais do embasamento cristalino sem o efeito gravimétrico do rifte destaca-se, na sua parte central, um alto gravimétrico de direção NW-SE, correspondendo a litotipos da Faixa Orós-Jaguaribe. Observa-se ainda um máximo gravimétrico paralelo ao Sistema de Falhas de Carnaubais. Tal anomalia encontra-se alinhada ao limite leste do rifte e reflete o contato de blocos crustais distintos, limitados pela continuação nordeste da Zona de Cisalhamento Portalegre.

Presidente - 1315614 - DAVID LOPES DE CASTRO
Interno - 350640 - FRANCISCO HILARIO REGO BEZERRA