Banca de QUALIFICAÇÃO: EUGENIO PIRES FRAZAO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : EUGENIO PIRES FRAZAO
DATA : 16/12/2016
LOCAL: Auditório do LGGP 1

CARACTERIZAÇÃO MORFO-ESTRUTURAL E EVOLUÇÃO TECTÔNICA DA ELEVAÇÃO DO RIO GRANDE (ERG)

Elevação do Rio Grande, Atlântico Sul, Modelo Crustal, Mega-Pockmarks, Manto Exumado, Eixo de Dorsal, Contaminação Crustal

A Elevação do Rio Grande (ERG) é um planalto maciço e província tipo monte submarino no Atlântico Sul Ocidental entendido como uma grande província ígnea formada por volumosa atividade magmática da pluma Tristão - Gough na placa sul-americana.

Esta tese apresenta novas evidências surgiram com o atual estudo morfo-estrutural realizado na ERG. A partir da combinação dos dados de gravimetria, magnetometria, sísmicos, batimétricos e geoquímicos, foi possível obter uma nova compreensão do complexo arcabouço morfo-estrutural da Elevação do Rio Grande dando origem a sugestão do modelo cinemático evolutivo desde a abertura da Gondwana até os dias atuais.

Portanto, existem fortes indícios que nós levam a crer que a ERG pode ser parte da crosta continental despreendida da atual bacia de Pelotas limitada entre as Zonas de Fraturas Rio Grande e Chuí, a qual foi capturada pela placa sul-americana e no momento da separação continental a ~120 Ma.

Com base na interpretação de todos os dados geofísicos foram identificadas com maior detalhe ocorrências na superfície de zonas escape de gás (mega-pockmarks), assim como formas de fundo e afloramentos rochosos. Em subsupeficie foram identificadas zonas de falhas normais, pacote sedimentar pertubardo por turbidez acústica, embasamento e profundidade da Moho, também foram identificados feições que nos indicam a possível exumação do manto no bloco 01 da área delta e antigos eixos de dorsal em toda extensão da área sondada.

Os resultados têm implicações importantes para a compreensão de rifteamento continental e abertura das bacias oceânicas e o papel de microcontinentes na formação de trilhas de pontos quentes

Interno - 1315614 - DAVID LOPES DE CASTRO
Presidente - 2218779 - HELENICE VITAL
Externo à Instituição - LUIZ ANTONIO PEREIRA DE SOUZA - IPT-SP