Banca de DEFESA: JEAN CARLOS FERREIRA DE LIMA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: JEAN CARLOS FERREIRA DE LIMA
DATA: 08/03/2016
LOCAL: PPGG

ANÁLISE COMPARATIVA DA EVOLUÇÃO MORFOTECTÔNICA DE UMA PORÇÃO EMERSA DA BACIA PARAÍBA COM UMA ÁREA NA PRÉ-CORDILHEIRA ARGENTINA.

Bacia Paraíba, reactivação pós-rifte, herança do embasamento, paisagens neotectônicas, sedimentação Neógene-Quaternária. Precordillera Central.

GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências

Os processos endógenos proporcionam dinâmica à litosfera e geram as mais variadas formas de relevo, mesmo em áreas de margens continentais passivas, como é o caso de uma das áreas de pesquisa deste trabalho, localizada no Nordeste brasileiro. Tais processos morfodinâmicos ocorrem de forma mais intensa e atual na margem continental ativa do Pacífico, na América do Sul. Logo, seria conveniente se estabelecer uma relação entre ambos os estilos de margem para se obter um parâmetro de comparação dos distintos processos morfotectônicos e para isto foi escolhido um ponto em uma área localizada na Precordillera Central, no noroeste da Argentina. Para tanto foram utilizados dados aeromagnéticos de alta resolução, imagens da Shuttle Radar Topographic Mission-SRTM, dados geológicos estruturais, dados de poços hidrogeológicos e dados de campo. Nos resultados foram observados que algumas estruturas conhecidas no embasamento da Bacia Paraíba coincidem com os lineamentos magnéticos e topográficos interpretados como reativações de falhas do Pós-Mioceno. Porém, sua localização por debaixo da bacia sedimentar era desconhecida antes desta pesquisa. A atividade tectônica holocênica do Sistema de Falhas La Cantera tem a capacidade de reorganizar a deposição dos sedimentos nesta área da Precordillera Argentina. Na área da Bacia Paraíba, a deposição dos sedimentos pós-cretáceos, que foi influenciada por estruturas do embasamento, pode ser comparada com a atual dinâmica estrutural ocorrida na Precordillera Argentina.

Externo à Instituição - ELISSANDRA NASCIMENTO DE MOURA LIMA - UFCG
Presidente - 350640 - FRANCISCO HILARIO REGO BEZERRA