Banca de QUALIFICAÇÃO: LUÍS KENNEDY ANDRADE DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LUÍS KENNEDY ANDRADE DE SOUSA
DATA: 14/08/2015
HORA: 09:00
LOCAL: Auditório do LGGP
TÍTULO:

Analise da reativação de falhas normais dentro de um contexto de inversão cinemática: Contribuição da modelagem física e de técnica de correlação de imagens digitais de alta resolução (PIV).


PALAVRAS-CHAVES:

Modelagem Física, Inversão Estrutural, Reativação de Falhas.


PÁGINAS: 35
GRANDE ÁREA: Ciências Exatas e da Terra
ÁREA: Geociências
RESUMO:

Desde os estudos pioneiros no século XIX, a modelagem física tem sido bastante utilizada no entendimento da nucleação, geometria, cinemática e evolução das estruturas geológicas. Estes modelos contribuíram para o avanço no conhecimento, através da visualização direta, dos diversos estágios de desenvolvimento de estruturas complexas ao longo do tempo e espaço, permitindo aos geólogos observar o percurso geométrico e cinemático da arquitetura estrutural de bacias sedimentares bem como de terrenos cristalinos.  A inversão estrutural, apesar de ser documentado em muitas bacias sedimentares, em vários continentes, ainda não teve uma completa compreensão dos processos e controles envolvidos em sua formação. O reconhecimento da inversão, total ou parcial, de bacias sedimentares, representa grande importância para a exploração de hidrocarbonetos, quando se considera os risco e oportunidades dos sistemas petrolíferos. Através de experimentos em aparato do tipo “caixa de areia”, este trabalho analisa o comportamento estrutural de uma bacia sedimentar durante a inversão cinemática, notadamente a relação entre a reativação das falhas pré-existentes e a geração de novas estruturas. Alguns experimentos foram realizados com acompanhamento do PIV (Particle Image Velocimetry), um instrumento que mostra o movimento das partículas para cada momento de deformação.

Foram estudados três séries de experimentos: i) Série I: Nucleação, desenvolvimento e reativações de falhas associadas à geração de falha lístrica, com a distensão e contração ortogonal a bacia; ii) Série II: Nucleação, desenvolvimento e reativação de falhas, a partir de uma falha lístrica detachment obliqua (α = 10º) a direção deformação; e iii) Série III: Nucleação, desenvolvimento e reativação de falhas, associados a uma distensão e contração ortogonal a bacia. Em todas as séries de experimentos, a fase distensional foi denominada D1. Durante este evento houve o desenvolvimento de falhas normais, associadas à formação de um gráben. O evento contracional, denominado D2 foi responsável pela inversão da bacia. Neste evento a reativação das falhas normais preexistentes foi mais conspícua nas séries II e III. Em todas as séries, houve o desenvolvimento de novas estruturas, representadas por empurrões e retroempurrões que, em muitos casos, seccionaram as falhas normais pré-existentes. Os dados obtidos da movimentação das partículas, obtidos com o PIV mostrou que nos primeiros incrementos deformacionais, a deformação ocorreu de forma distribuída ao longo do modelo, pelo fato do strain ser acomodado inicialmente pela compactação dos grãos, antes do pacote granular se romper, gerando as falhas.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 2490483 - ALEX FRANCISCO ANTUNES
Presidente - 1217847 - FERNANDO CESAR ALVES DA SILVA
Externo ao Programa - 346302 - JAZIEL MARTINS SA
Notícia cadastrada em: 03/08/2015 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao