Banca de DEFESA: FILIPE MENDES HENRIQUE

DISCENTE: FILIPE MENDES HENRIQUE
DATA: 03/04/2012
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia

Análise morfopedológica aplicada à compreensão dos processos erosivos hídricos em vertentes no município de Pilões-PB

Relevo, solo, erosão, vertentes.

ÁREA: Geografia

A análise dos componentes do meio físico propicia um entendimento de importantes condicionantes que interferem na maior ou menor susceptibilidade do solo ao processo erosivo. A identificação dos mecanismos que determinam o processo erosivo é imprescindível para que se possa elaborar um planejamento visando o controle, a prevenção e contribuindo para utilização sustentável do solo. O município de Pilões/PB apresenta desde sua ocupação atividades agropecuárias desenvolvidas em encostas, caracterizadas por práticas não conservacionistas que contribuem substancialmente para o escoamento superficial ocasionando a erosão do solo, principalmente nas suas áreas rurais, bem como apresenta também diversos pontos de desmoronamentos nas encostas, sobretudo nos taludes de corte das rodovias. Nesse sentido esta pesquisa tem como objetivo analisar a gênese e evolução dos processos erosivos hídricos nas vertentes do município de Pilões/PB, com base na relação entre os processos morfogenéticos-pedogenéticos e atividades antrópicas atuais. Para a construção da pesquisa utilizou-se das proposições de (TRICART; KILLIAN, 1982, CASTRO; SALOMÃO, 2000) na compartimentação morfopedológica do município, como também foram realizadas topossequências baseadas nas propostas de (BOULET,1993) com intuito de verificar as características dos solos nas vertentes estudadas. Para a identificação das principais características dos solos que influenciam na erosão foram realizadas análises granulométricas, químicas e mineralógicas das amostras coletadas. Foram identificados quatro compartimentos morfopedológicos no município, os quais denominou-se de MP-I, MP-II, MP-II e MP-IV, estes compartimentos são produtos da interrelação entre o substrato geológico, relevo e solos, constituindo unidades têmporo-espaciais homogêneas e intrínsecas do meio físico. Verificou-se que as erosões se concentram nos compartimentos MP-I e MP-II, devido estes apresentarem características mais favoráveis aos processos erosivos, como declividade acentuada, morfologias que favorecem a concentração do fluxo superficial, solos com descontinuidades texturais, dentre outras.

Externo à Instituição - DÉBORAH DE OLIVEIRA - USP
Presidente - 1692459 - ERMINIO FERNANDES