Banca de DEFESA: VANESSA DE CÁSSIA TAVARES ANDRADE

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.

DISCENTE: VANESSA DE CÁSSIA TAVARES ANDRADE

DATA: 17/03/2011

HORA: 14:30

LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia

TÍTULO:

As transformações fundiárias da comunidade de Sibaúma-RN com o advento do turismo


PALAVRAS-CHAVES:

Comunidade, valorização do mercado de terras, incorporação de território, segundas residências, empreendimentos turísticos.


PÁGINAS: 158

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas

ÁREA: Geografia

RESUMO:

A gênese desta pesquisa partiu da reflexão acerca das dinâmicas espaciais do capital e para o capital. A expansão e a incorporação de territórios pelo capital nos revelam, em parte, as estratégias do modo de produção capitalista, as quais se evidenciam na busca por condições de acumulação, ampliando as alternativas do uso do território que ocorre de forma seletiva e desigual. Verificamos neste trabalho os mecanismos que o capital se vale para impor suas práticas através da estrutura fundiária e da valorização do mercado de terras, significando, no nosso entendimento, que a reprodução das desigualdades acontece, muitas vezes, através da especulação fundiária acentuada com a rápida valorização dos terrenos. Para tanto, o recorte espacial será a comunidade de Sibaúma, pertencente ao Município de Tibau do Sul, localizado no Estado do Rio Grande do Norte. É um espaço rural que vem, paulatinamente, se transformando através do advento de características urbanas, em face da associação de investimentos públicos e privados, tanto nacionais, como internacionais. Através de observações empíricas, em Sibaúma, constatamos estratégias de expansão, incorporação e apropriação de territórios pelo capital. Como conseqüência de tal prática, está ocorrendo a valorização de terras e a presença de um processo de segregação sócio-espacial, através do estímulo à abertura de novos loteamentos, principalmente, para construção de segundas residências e empreendimentos turísticos, visando o atendimento de uma demanda de nível socioeconômico mais elevado. As áreas, ainda, disponíveis em Sibaúma, constituem-se em reserva de valor para realização da renda capitalista, sendo, portanto, mais um mecanismo de reprodução do capital. Neste sentido, para estudarmos as transformações sócio-espaciais, provocadas pela valorização do espaço, recorreremos ao projeto do espaço social pensado por Santos (2006), através da perspectiva da produção capitalista do espaço, mediante a compreensão do processo histórico de formação, dos mecanismos e das ações dos atores sociais que produzem e consomem o espaço.


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1149373 - BEATRIZ MARIA SOARES PONTES
Externo à Instituição - EDVÂNIA TORRES AGUIAR GOMES - UFPE
Presidente - 1149402 - MARIA APARECIDA PONTES DA FONSECA
Notícia cadastrada em: 03/03/2011 16:05
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa05-producao.info.ufrn.br.sigaa05-producao