Banca de QUALIFICAÇÃO: ERIK ALBINO DE SOUSA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ERIK ALBINO DE SOUSA
DATA : 31/03/2025
HORA: 14:00
LOCAL: online- remota
TÍTULO:

As praças de Mossoró (RN) e a alimentação fora do lar


PALAVRAS-CHAVES:

Praças públicas. Alimentação fora do lar. Consumo.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Resultado de uma influência da arquitetura portuguesa, as praças são historicamente equipamentos centrais nas cidades brasileiras, tanto morfologicamente, considerando que para o surgimento de uma cidade, deveria haver em sua morfologia uma capela e um pedaço de terra que se tornaria a praça central, quanto na sua funcionalidade, já que a praça foi por muito tempo o principal espaço de sociabilidade, do encontro e do convívio da população. Isso fez com que no período atual as cidades apresentassem variadas praças, em que algumas agregaram novas atividades como o comércio de alimentos para consumo fora do lar. É levando isso em consideração que o problema que orienta a proposta desta pesquisa é: Qual a importância das praças para a dinâmica do comércio de alimentação fora do lar que ali se instalam? O objetivo geral para a tese aqui presente é: analisar as praças de Mossoró -RN enquanto espaço de uso do comércio e serviços de alimentação para consumo fora do lar e a dinâmica dessa relação. A tese defendida neste trabalho é a de que em Mossoró o comércio de alimentação fora do lar assume um papel relevante no uso das praças, por um lado impulsionando o fluxo de pessoas a partir do consumo, e por outro se tornando uma atividade que transforma as praças em um espaço de interesse de diversos agentes. A metodologia adotada para o desenvolvimento do trabalho teve inicialmente leitura teórica sobre as transformações das formas de uso das praças e a alimentação fora do lar. Num segundo momento, foi pesquisado o recorte para seleção dos estabelecimentos, a partir da Classificação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE, 2020), bem como selecionados fontes de dados secundários, como o Instituto Brasileiros de Geografia e Estatística (IBGE), Relação anual de informações sociais (RAIS) e Cadastro geral de empregos e de Desempregados (Caged). Ao trazer para a discussão questões geográficas relacionadas ao consumo (seja como necessidade, seja como elemento da cultura de consumo), destacamos aspectos como o uso dos espaços públicos, as praças, e sua transformação em mercadorias, além do consumo de alimentação fora do lar e suas singularidades e estratégias. Esses temas permitem compreender as novas dinâmicas de consumo que não apenas transformam o espaço geográfico, mas também reconfiguram as complexidades sociais.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 347943 - RITA DE CASSIA DA CONCEICAO GOMES
Interno - 2346233 - FRANCISCO FRANSUALDO DE AZEVEDO
Externo à Instituição - LUIZ ANTÔNIO ARAÚJO GONÇALVES - UEVA
Notícia cadastrada em: 28/03/2025 14:08
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