CIDADANIA TERRITORIAL E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: PROBLEMATIZAÇÃO A PARTIR DOS PROJETOS DE EXTENSÃO DESENVOLVIDOS PELOS CURSOS DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA DA UERN
Cidadania territorial; território usado; extensão universitária.
O território brasileiro continua marcado pela alta concentração de renda, pela ausência do Estado em garantir à sua população direitos inalienáveis como educação, saúde, moradia e lazer, e pela persistência de elementos como racismo, fome, pobreza, homofobia, misoginia, entre outros, que caracterizam nossa forte desigualdade socioterritorial. Também por isso, as expressões territoriais associadas aos processos de ampliação e recuo da cidadania no Brasil ainda precisam ser bastante problematizadas. Ancorando-se na raiz da problemática da desigualdade e da ausência de cidadania, nossa proposta de tese – que considera o uso do território como elemento sine qua non para a promoção e o exercício da cidadania, e a importância da universidade pública nesse contexto – tem como objetivo central “analisar a noção de cidadania territorial, considerando-a como fundamento para os projetos de extensão no âmbito dos cursos de formação superior em Geografia da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)”. Metodologicamente, a proposta apresentada baseia-se no emprego da categoria analítica território usado. Esta será abordada em conexão com o corolário conceitual que permeia a teoria do espaço geográfico proposta pelo professor Milton Santos, ajudando-nos a construir uma base teórica que defina e problematize a noção de cidadania territorial. No tocante ao uso do território pelas instituições de ensino superior proponentes dos projetos de extensão, no caso da pesquisa em questão, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, buscaremos compreender como ela utiliza o território potiguar a partir da execução dos projetos de extensão vinculados aos cursos de Geografia ofertados nos campi localizados nas cidades de Assú, Mossoró e Pau dos Ferros, no período de 2012 a 2022. Quanto aos procedimentos técnicos, estes serão desenvolvidos em cinco etapas, sendo estas: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, coleta de dados secundários, produção cartográfica e entrevistas. Esses procedimentos técnicos nos ajudarão a construir uma proposta para a elaboração de projetos de extensão em Geografia que contemplem a cidadania territorial. Dessa forma, por ser o território um conceito eminentemente geográfico e a cidadania um fenômeno territorial, onde sua conquista pode significar a construção de um modelo cívico realmente justo, a Geografia, com seu arcabouço teórico-metodológico, ajuda-nos a pensar essa noção no campo analítico e a empiricizar a partir da extensão universitária. Diante disso, os resultados e reflexões empreendidos na construção da tese de doutorado poderão contribuir para o aprimoramento e redirecionamento das estratégias e metodologias adotadas pelos projetos de extensão em Geografia desenvolvidos no contexto da UERN, com vistas à ampliação e fortalecimento da cidadania nos municípios contemplados com as ações de extensão.