Banca de DEFESA: MOACIR PAULO DE SOUSA

DATA : 28/09/2020
LOCAL: Banca remota

COMPARTIMENTAÇÃO MORFOPEDOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE BOM JESUS – RN/BRASIL

morfopedologia, classes de solo, uso do solo

A abordagem morfopedológica ao utilizar a relação solo-relevo-geologia, de uma determinada área, possibilita a compreensão da estrutura da paisagem, servindo de base para implementação de políticas ambientais de uso e ocupação do solo.  Área de estudo compreende o município de Bom Jesus, Estado do Rio Grande do Norte, localizado em uma área de transição geopedoclimática, agreste potiguar, compreende um contexto onde as informações do meio físico, em escala regional não consegue atender o nível de detalhe demandado da gestão ambiental na escala do lugar. Nesse contexto, o objetivo do presente trabalho é realizar uma análise morfopedológica do município de Bom Jesus-RN, baseado na metodologia de Castro e Salomão (2000), com levantamentos de campo, laboratório e mapeamento das unidades em ambiente SIG. Foram identificadas três subclasses de NEOSSOLOS QUARTZARÊNICOS e uma de LUVISSOLOS CRÔMICOS. A combinação solo-relevo-geologia possibilitou a compartimentação em quatro unidades morfopedológicas, com superfícies variando de planas a suavemente onduladas.  O uso e ocupação do solo identificou oito classes: lavouras de ciclo curto 50,53%, gramíneas/pastos 18,09%, Caatinga esparsa 18,96%, Caatinga densa 1,50% e hidrografia com 2,64% da área municipal. Diante dos resultados apresentados verificou-se a importância de compreender os processos morfogenéticos e sua classificação, bem como os usos associados aos compartimentos. Assim, além de contribuir para um melhor entendimento da relação geologia-solo-relevo na estrutura da paisagem, a perspectiva deste trabalho é possibilitar subsídios à tomada de decisão por gestores públicos, no planejamento e gestão territorial do município.

Presidente - 1242208 - RODRIGO DE FREITAS AMORIM
Interna - 2177287 - ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA