Banca de DEFESA: ANA BEATRIZ CÂMARA MACIEL

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANA BEATRIZ CÂMARA MACIEL
DATA : 22/07/2020
LOCAL: http://meet.google.com/fig-ydox-arg

A GEODIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE NATAL-RN: PROPOSTA DE GEOMORFOSSÍTIOS E ROTEIRO GEOEDUCATIVO

Palavras-chaves: Geodiversidade. Patrimônio Geomorfológico. Geoeducação. Geoconservação. Natal-RN - Brasil.

As cidades brasileiras, ao longo dos séculos, foram sendo construídas nos ambientes naturais que favoreciam, no início, por sua proteção, abastecimento de água e por sua alimentação. Ao constituir as cidades, elas sofreram com mudanças nos seus espaços e na paisagem, alterando o ambiente, ou melhor, a sua geodiversidade. Atualmente, o conceito de geodiversidade está sendo difundido juntamente com o de Patrimônio Geomorfológico, Geoconservação, Geoeducação. Pensando em popularizar esses conceitos e promover a divulgação e proteção do meio abiótico, busca-se uma exploração desses ambientes de forma mais sustentável. Sendo assim, o foco deste estudo foi baseado no Patrimônio Geomorfológico (nos geomorfossítios) no município de Natal-RN. O objetivo geral desta pesquisa foi avaliar os Geomorfossítios do município de Natal-RN por meio da integralização do meio físico, socioeconômico e ambiental para promoção da Geoeducação. A metodologia utilizada na pesquisa se deu pelos trabalhos iniciais (levantamento bibliográfico, levantamento icnográfico, revisão, fichamentos, elaboração das fichas de avaliação e dos critérios de quantificação); pelos trabalhos de campo (foram realizados seis campos), trabalho de laboratório de informática (mapas temáticos) e o trabalho de gabinete (sub-etapas – análise e correlação dos dados coletados, produção dos mapas, caracterização qualitativa e quantitativa dos geomorfossítios, elaboração de artigos para eventos/seminários e a produção da tese). Os resultados identificados foram: 1) os geomorfossitios com o maior valor científico foram - Parque das Dunas, que alcançou a maior valoração com 0,937 (muito alta relevância), seguidos dos geomorfossítios Morro do Careca, Via Costeira e Parque da Cidade;  2) os geomorfossitios com o maior potencial geoturístico foram os Geomorfossítios Parque da Cidade, Morro do Careca, Parque das Dunas, Via Costeira, Forte dos Reis Magos e Ladeira do Sol; 3) em relação ao potencial de uso educativo, verifica-se que obtiveram classificações de relevância “alta” e “muito alta”, o primeiro com dois geomorfossítios (Dunas da Redinha e Dunas do Rio Pitimbu) e os demais obtiveram a maior classificação; 4) por último, foi calculado o grau de suscetibilidade onde foram identificados os geomorfossítios mais susceptíveis a degradação, a Ladeira do Sol e Forte dos Reis Magos, com 0,8. Por fim, foi produzido um roteiro geoeducativo, apresentando opções de roteiros para professores, estudantes, população e aos turistas, como também folder, modelos de cartões postais, jogos da memória, homepage, mídia social e uma cartilha sobre os geomorfossítios para que seja disseminada por todo o município. Nesse roteiro, constam: o percurso – qual será o geomorfossítio(os) visitado(os) e a zona administrativa de localização de cada geomorfossítio; o tempo de duração da atividade; o objetivo da aula de campo ou da visitação turística; foi detalhada também as disciplinas que podem ser trabalhadas/conteúdos. Foram propostas, também, atividades que podem ser desenvolvidas após a aula de campo para que os professores/alunos possam promover a conservação do seu habitat.

Presidente - 2177287 - ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA
Interna - 2321176 - JULIANA FELIPE FARIAS
Externo ao Programa - 1513243 - MARCOS ANTONIO LEITE DO NASCIMENTO
Externa à Instituição - LARYSSA SHEYDDER DE OLIVEIRA LOPES