Banca de DEFESA: ISAILMA DA SILVA ARAÚJO

DISCENTE : ISAILMA DA SILVA ARAÚJO
DATA : 22/02/2018
LOCAL: Sala 515 do CCHLA - Lab. GEOFIS

IDENTIFICAÇÃO E VALORAÇÃO DE SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS NO PARQUE DAS DUNAS, NATAL – RN

Serviços Ecossistêmicos. Valoração Ambiental. Meio Ambiente. Parque das Dunas/Natal-RN.

O presente trabalho objetiva a identificação e valoração dos Serviços Ecossistêmicos do Parque Estadual Dunas do Natal Jornalista Luiz Maria Alves, mais conhecido como Parque das Dunas ou Bosque dos Namorados, localizado no município de Natal, na porção oriental do estado do Rio Grande do Norte. Foi a primeira Unidade de Conservação Ambiental (UC) implantada no referido estado, tendo sido concebido em 1977, através do Decreto Estadual nº 7.237/77. É parte integrante da reserva da biosfera da Mata Atlântica reconhecida pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) e, por isso, declarada Patrimônio Ambiental da Humanidade. O Parque oferece diversas atividades educativas, recreativas, físicas e culturais, além de possibilitar a realização de estudos, pesquisas e trabalhos de interesse científico e contribuir para a manutenção da qualidade do ar, recarga do aquífero, entre outros benefícios que podem ser usufruídos por toda a sociedade. Esses benefícios são conhecidos como serviços ecossistêmicos, e podem ser definidos, de maneira geral, como os benefícios (materiais ou imateriais) obtidos pelo homem através da natureza e estão diretamente relacionados com o bem-estar humano. A identificação dos serviços ecossistêmicos do Parque foi feita utilizando como base a tabela Common International Classification of Ecosystem Services (CICES). Foi possível reconhecer a existência de serviços em todas as categorias definidas pela CICES - Regulação e Manutenção, Provisão e Culturais - com essa identificação foi possível à escolha dos serviços que foram valorados, uma vez que seria impossível a valoração de todos, além, é claro, de tornar a pesquisa mais completa. A importância dessa identificação deve-se ao fato de que muitos desses serviços e os benefícios correspondentes são frequentemente desconhecidos, de maneira que as políticas públicas estão baseadas em apreciações subjetivas da importância destes recursos. Após a identificação, os serviços escolhidos foram valorados através de consultas a população, por meio da aplicação de questionários. O público alvo dessa pesquisa foi os frequentadores do Parque das Dunas e os alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Essas consultas tinham como objetivo descobrir as preferências individuais dos entrevistados, e, desse modo, desvendar qual a importância atribuída ao Parque pelos usuários desses serviços. Com essa análise, foi possível perceber que os entrevistados conseguem reconhecer alguns dos serviços prestados. Eles também foram capazes de perceber como esses serviços afetam direta e indiretamente sua qualidade de vida. Acreditamos que, com o alcance desses objetivos, esse trabalho poderá contribuir como instrumento de preservação e gestão do Parque das Dunas, uma vez que confiamos ter trazido à tona a importância da preservação daquela área, não só do ponto de vista da manutenção das condições ambientais, mas também do bem-estar humano proporcionado pelo Parque aos seus visitantes e a população como um todo.

Interno - 2966354 - DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
Externo à Instituição - JOSE PETRONILO DA SILVA JUNIOR - PMN