Banca de QUALIFICAÇÃO: GEOVANY PACHELLY GALDINO DANTAS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : GEOVANY PACHELLY GALDINO DANTAS
DATA : 31/08/2017
HORA: 14:30
LOCAL: Auditório do Departamento de Geografia
TÍTULO:

Dinâmica imobiliária e fragmentação do tecido urbano: a produção do espaço urbano de Macaíba-RN a partir dos loteamentos e dos condomínios residenciais.


PALAVRAS-CHAVES:

Espaço urbano; Dinâmica imobiliária; Macaíba-RN.


PÁGINAS: 175
RESUMO:

O presente trabalho busca contribuir no debate relativo ao processo de produção do espaço urbano na atualidade, tendo por base a atuação dos agentes ligados ao setor imobiliário. Assim, o objetivo principal é analisar a atuação dos agentes imobiliários no processo de produção do espaço urbano de Macaíba, localizado na Região Metropolitana de Natal (RMN). Refletindo o contexto de expansão do setor imobiliário ocorrido ao longo das últimas décadas, é possível observar que a RMN se transformou no espaço privilegiado para a efetivação das ações dos agentes ligados a esse setor, constituindo-se no principal vetor responsável pela expansão do tecido urbano metropolitano na atualidade. Observando o espaço urbano de Macaíba, é possível perceber a importância que esses agentes possuem para sua estruturação, evidenciando o quanto o setor imobiliário vem se apropriando desse recorte espacial, transformando-o em objeto de constante valorização e de diferenciação. Ao longo das últimas décadas, empreendimentos dos mais diversos portes vêm sendo implantados em Macaíba, tanto nas áreas urbana e de expansão urbana, como, também, em área rural. Nesse sentido, a pesquisa busca responder à seguinte pergunta: De que maneira a atuação dos agentes ligados ao setor imobiliário tem contribuído para o processo de reprodução do espaço urbano de Macaíba? A hipótese aqui defendida se refere ao fato de que a atuação dos agentes sociais ligados ao setor imobiliário em Macaíba tem contribuído para a redefinição da forma como se estrutura o seu tecido urbano. É um processo que tem contribuído para a formação de áreas de adensamento que se caracterizam pela descontinuidade física em relação ao tecido urbano consolidado e em alguns casos pouco articuladas. A análise está pautada no conceito de produção do espaço considerando-se as contribuições teóricas elaboradas ao longo das diversas obras Henri Lefebvre e também discutida por outros autores. Também são fundamentais na discussão os conceitos de urbanização, espaço urbano, agentes sociais de produção, setor imobiliário, renda da terra e valorização do solo urbano. Os procedimentos metodológicos utilizados até o estágio atual da pesquisa foram: a pesquisa bibliográfica, visando a construção do referencial teórico e conceitual da pesquisa; a pesquisa de campo, realizada em alguns municípios da RMN e nas áreas de expansão urbana de Macaíba, objetivando reconhecer as áreas onde a dinâmica imobiliária vem se apresentando de forma mais intensa; além da pesquisa documental e da coleta de dados secundários.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 349714 - ADEMIR ARAUJO DA COSTA
Externo ao Programa - 2432718 - ALEXSANDRO FERREIRA CARDOSO DA SILVA
Interno - 1149528 - MARCIO MORAES VALENCA
Notícia cadastrada em: 04/08/2017 15:12
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao