Banca de QUALIFICAÇÃO: GEORGIA KÉRCIA DE MEDEIROS DANTAS

DATA: 31/03/2015
LOCAL: Sala 515 do CCHLA

MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO DO DOMO  DE SERRA DO MEL-RN

relevo, geomorfologia e mapeamento geomorfológico.

GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Geografia

As principais formas de representação do conhecimento espacial são através da confecção de mapas. Desta forma, a Geomorfologia está inserida nesta discussão através da cartografia geomorfológica, em que para sua execução segue padrões predefinidos no mundo todo, e no Brasil, tanto no que diz respeito às escalas como às classificações taxonômicas do próprio relevo. Para a realização desta pesquisa de mestrado será seguida a finco a fundamentação teórico-metodológica proposta por Tricart (1965) e por Ross (1991), com o objetivo de mapeamento geomorfológico do Domo Estrutural de Serra do Mel, situado na porção central da Bacia Potiguar no Litoral Setentrional do RN. Serão identificadas e mapeadas não apenas as morfoestruturas, moorfoesculturas, formas e tipos de relevos da respectiva área a ser estudada, mas também os processos que envolvem a gênese deste relevo, e as dinâmicas responsáveis pelos processos de modelagem do mesmo. Por fim, a meta a ser alcançada com o término da pesquisa, é exatamente a elaboração de um mapa de detalhe desta porção do território potiguar que servirá de conhecimento prévio para diversos outros estudos com fins de entendimento do ambiente físico.

Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Presidente - 1692459 - ERMINIO FERNANDES
Interno - 2177287 - ZULEIDE MARIA CARVALHO LIMA
Notícia cadastrada em: 20/03/2015 10:50