Banca de DEFESA: GABRIELLY DA MOTA NUNES

DISCENTE : GABRIELLY DA MOTA NUNES
DATA : 10/02/2023
LOCAL: Defesa Mestrado Gabrielly Sexta-feira, 10 de fevereiro · 2:00 até 5:00pm Informações de participação

Avaliação do comportamento mecânico de misturas 3DCP com substituição parcial do cimento por filer calcário e metacaulim em comparação aos materiais para alvenaria estrutural

Impressão 3D concreto; Blocos 3DCP; Prisma de alvenaria 3DCP; Miniparedes 3DCP; Materiais cimentícios suplementares.

A impressão 3D gerou mudanças nos processos tradicionais, garantindo maior liberdade de projetos com geometrias complexas e a possibilidade de uso de vários materiais. No entanto, as misturas cimentícias impressão 3D em concreto (3DCP) apresentam elevados teores de cimento Portland para atender aos parâmetros de impressão, com isso, visando satisfazer o aspecto construtivo mais sustentável, uma alternativa é substituir parcialmente o cimento por materiais cimentícios suplementares (SCMs). Como também, diante da similaridade do sistema de impressão 3D com o da alvenaria estrutural, é de importância uma avaliação comparativa entre os métodos supracitados. Com base nisso, o presente estudo tem como objetivo desenvolver blocos, prismas e miniparedes 3DCP com fíler calcário e metacaulim em substituição parcial ao cimento Portland, visando avaliar o comportamento mecânico destes elementos 3DCP em comparação ao sistema de alvenaria estrutural; além de analisar o seu desempenho no estado fresco e endurecido. Os resultados mostram que o fíler calcário eleva a fluidez e o tempo em aberto da mistura, enquanto o metacaulim aumenta a viscosidade da mistura. Verificou-se também que a geometria do 3DCP contendo uma treliça interna garantiu maior estabilidade ao material, sendo favorável à capacidade de construção do 3DCP. Assim como, pôde-se comprovar a similaridade do comportamento mecânico do sistema de alvenaria estrutural com o 3DCP, no que diz respeito ao modo de falha frágil e à resistência à compressão.

Presidente - ***.621.844-** - MARCOS ALYSSANDRO SOARES DOS ANJOS - IFRN
Interno - ***.403.354-** - KLEBER CAVALCANTI CABRAL - UFERSA