Banca de QUALIFICAÇÃO: ALEX ARMANDO DA SILVA

DISCENTE : ALEX ARMANDO DA SILVA
DATA : 06/02/2023
LOCAL: A DEFINIR

AVALIAÇÃO TÉCNICA DA UTILIZAÇÃO DO RESÍDUO DE UMA USINA DE ASFALTO EM MISTURAS DE CONCRETO ASFÁLTICO USINADO A QUENTE

Estabilidade Marshall; misturas asfálticas; impactos ambientais

O transporte rodoviário no Brasil é o principal meio de circulação de bens, serviços e pessoas. Com o crescimento populacional se faz necessário a realização de manutenção e construção de rodovias no país. Isso ocasiona a exploração de recursos naturais e geração de resíduos que causam grandes problemas ambientais. No processo de produção do Concreto Asfáltico Usinado a Quente (CAUQ) é gerado um resíduo denominado Brita Graduada com Asfalto (BGA), material nobre, composto por agregados graúdos, miúdos e Cimento Asfáltico de Petróleo (CAP). Desse modo, analisou-se a viabilidade técnica da BGA em proporções de 0%, 2%, 4%, 6% e 8% em massa, em relação as novas misturas asfálticas usinadas a quente. Para isso, foram realizadas análises de caracterização química por Fluorescência de Raio X (FRX), mineralógica por Difração de Raio X (DRX) e física da BGA e agregados naturais. As misturas asfálticas com a incorporação da BGA foram produzidas baseadas nos procedimentos de dosagem Marshall. Verificou-se que os traços com 2% e 8% de BGA apresentaram os melhores parâmetros volumétricos e valores de estabilidade Marshall superiores ao recomendado pelas normas do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT). Além disso, verificou-se que a BGA em estudo apresenta uma composição granulométrica com potencial qualitativo elevado para o emprego em composições de concretos submetidos à carregamentos dinâmicos, tendo em vista a sua elevada capacidade de carga. Diante desse cenário, pode-se concluir que a BGA se apresentou como um material alternativo para ser utilizado na composição de CAUQ, uma vez que o mesmo atendeu parâmetros importantes do ponto de vista técnico, econômico e ambiental.

Presidente - ***.307.994-** - ENIO FERNANDES AMORIM - IFRN
Interno - 1149451 - OLAVO FRANCISCO DOS SANTOS JUNIOR
Externo ao Programa - 2085750 - FAGNER ALEXANDRE NUNES DE FRANCA - UFRNExterno à Instituição - MARCONDES MENDES DE SOUZA - IFRN
Notícia cadastrada em: 23/01/2023 21:52