Banca de DEFESA: MARIANNA BARROS SILVA

DISCENTE : MARIANNA BARROS SILVA
DATA : 15/05/2023
LOCAL: Videoconferencia - Link para acesso: https://meet.google.com/smf-iqkn-uqu

Caracterização de um condroitim-4-sulfato obtido de vísceras de tilápia (Oreochromis niloticus) e avaliação do seu efeito na modulação da cristalização do oxalato de cálcio

Resíduos biológicos; polissacarídeo sulfatado; glicosaminoglicano; tilápia; cálculos urinários.

Glicosaminoglicanos (GAG) são polissacarídeos sulfatados citados como moduladores da formação de cálculos urinários, uma vez que estão presentes naturalmente na urina. Nesse contexto, a busca por possíveis moduladores do crescimento de cristais tem revelado o efeito promissor de um tipo de glicosaminoglicano, denominado condroitim sulfato (CS). Estudos revelam que os organismos aquáticos são fontes alternativas de condroitim sulfato com potencial terapêutico. Dentre as espécies marinhas, o peixe Oreochromis niloticus, conhecido como tilápia do Nilo foi escolhida para esse trabalho por representar 52% da produção nacional de piscicultura e gerar grande quantidade de rejeitos que podem causar danos aos ecossistemas naturais. o presente estudo teve como objetivo isolar condroitim sulfato de vísceras do O. niloticus e avaliar o efeito modulador desse composto no crescimento de cristais de oxalato de cálcio (OxCa). Para isso, os resíduos da tilapiocultura foram expostos a um processo de proteólise enzimática, seguido de complexação e descomplexação com resina catiônica Lewatit. Esse método permitiu obter uma mistura de GAGs, que em seguida foi exposta a técnicas de purificação baseadas em fracionamentos com acetona e cromatografia de troca iônica. Para caracterizar o material de estudo, foram realizadas análises de espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier e ressonância magnética nuclear demonstraram que o CS purificado era de um condroitim-4-sufato (CSA), e este passou a ser denominado de condroitim sulfato de tilápia (CST). Dentre os resultados obtidos o CST (0,01 mg/mL) diminuiu o tamanho dos cristais de OxCa e aumentou em 15 vezes o número de cristais formados. Ensaios de microscopia de fluorescência mostraram que o CST tem esse efeito por interagir com as faces do cristal monohidrato de OxCa (COM), mas não nos cristais di-hidratados. Já dados de miscroscopia eletrônica de varredura indicaram que CST altera a morfologia dos cristais COM, fazendo-os assumir uma forma mais longilínea do que aqueles observados no grupo controle. Em paralelo, dados obtidos com células Madin-Darby célula renal canina (MDCK) mostraram que CST não apresenta citotoxicidade nas condições avaliadas (0,01 – 0,2 mg/mL). Os dados mostram que o CST é um CSA e que esse modula a formação de cristais OxCa, o colocando em uma posição de um possível agente anti-calculo renal, porém ainda é necessário mais estudos principalmente in vivo.

Presidente - 2962496 - RAFAEL BARROS GOMES DA CAMARA
Externo à Instituição - MOACIR FERNANDES DE QUEIROZ NETO - UnP