Banca de QUALIFICAÇÃO: MARIANNA BARROS SILVA

DISCENTE : MARIANNA BARROS SILVA
DATA : 08/05/2023
LOCAL: Videoconferencia - Link para acesso: https://meet.google.com/rnv-gypr-qqq

Caracterização de um condroitim sulfato-4 obtido de vísceras de tilápia (Oreochromis niloticus) e avaliação do seu efeito na cristalização do oxalato de cálcio.

Resíduos biológicos; polissacarídeo sulfatado; glicosaminoglicano; tilápia; cálculos urinários

Glicosaminoglicanos (GAG) são polissacarídeos sulfatados conhecidos por desempenharem funções biológicas relevantes devido sua capacidade de interagir com diversas outras moléculas. Esses polissacarídeos têm sido citados como moduladores da formação de cálculos urinários, uma vez que estão presentes naturalmente na urina. Nesse contexto, a busca por possíveis inibidores do crescimento de cristais tem revelado o efeito promissor de um tipo de glicosaminoglicano, denominado condroitim sulfato (CS). Essa molécula, em mamíferos, tem a capacidade de interagir covalentemente com diversas proteínas e, por possuir cargas negativas, adere à superfície dos cristais de oxalato de cálcio (OxCa), resultando na inibição do crescimento e agregação dos cristais. Estudos revelam que os organismos aquáticos são fontes alternativas de condroitim sulfato com potencial terapêutico. A espécie de peixe Oreochromis niloticus foi escolhida para esse trabalho por representar 52% da produção nacional de piscicultura e gerar grande quantidade de rejeitos que podem causar danos aos ecossistemas naturais. Assim, no presente estudo teve-se como objetivo isolar condroitim sulfato de vísceras do O. niloticus e avaliar o efeito modulador desse composto no crescimento de cristais de OxCa. Para isso, os resíduos foram expostos a um processo de proteólise enzimática, seguido de complexação e descomplexação com resina Lewatit. Esse método permitiu obter uma mistura de GAGs, que em seguida foi exposta a técnicas de purificação baseadas em fracionamentos com acetona e cromatografia de troca iônica. Todas as etapas foram acompanhadas com eletroforese em gel de agarose. Analises de espectroscopia de infravermelho com transformada de Fourier e ressonância magnética nuclear demonstraram que o CS purificado era de um condroitim-4-sufato (CSA), e este passou a ser denominado de condroitim sulfato de tilápia (CST). Nos testes de cristalização in vitro, o melhor resultado foi obtido com CST (0,01 mg/mL). Este diminuiu o tamanho dos cristais de OxCa e aumentou em 422 vezes o número de cristais formados. Ensaios de microscopia de fluorescência mostraram que o CST tem esse efeito por interagir com as faces do cristal monohidrato de OxCa (COM), mas não nos cristais di-hidratados. Já dados de miscroscopia eletrônica de varredura indicaram que CST altera a morfologia dos cristais COM, fazendo-os assumir uma forma mais longilínea do que aqueles observados no grupo controle. Em paralelo, dados obtidos com células (MDCK) mostraram que CST não apresenta citotoxicidade nas condições avaliadas (0,01 – 0,2 mg/mL). Os dados mostram que o CST é um CSA e que esse modula a formação de cristais OxCa, o colocando em uma posição de um possível agente anti-calculo renal, porém ainda é necessário mais estudos principalmente in vivo.

Externa à Instituição - DAYANNE LOPES GOMES - IFPI
Presidente - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Externa ao Programa - 3315429 - LUCIANA GUIMARAES ALVES FILGUEIRA - nullExterno à Instituição - WESLLEY DE SOUZA PAIVA - UFRN
Notícia cadastrada em: 28/04/2023 16:09