APLICABILIDADE DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA EM CONTEXTO DE SALA DE AULA: PESPECTIVAS PARA UMA ABORDAGEM COLABORATIVA
Educação Especial. Transtorno do Espectro Autista. Metodologias Ativas. Colaboração. Sequência Didática.
Ensinar à diversidade é um processo que exige um repensar das práticas pedagógicas, pois incluir todos os sujeitos no processo educacional não é tarefa fácil, no entanto urge discutirmos ferramentas que ofereçam condições de acesso ao conhecimento em de sala de aula comum, considerando o contexto inclusivo. O sujeito com espectro autista apresenta características que lhes são próprias e que devem ser considerados no processo de ensino e aprendizagem, desse modo é crucial refletirmos através do processo de ação-reflexão-ação práticas pedagógicas na perspectiva do trabalho colaborativo entre a educação especial e o ensino comum, a fim de que sejam planejadas e implementadas estratégias pedagógicas e recursos que considerem as especificidades desse grupo. A organização do ensino através das sequências didáticas visa o desenvolvimento de atividades pedagógicas encadeadas e sequenciadas, e, quando associadas as metodologias ativas, podem favorecer aprendizagens significativas, tendo em vista que o aluno participa da construção do seu próprio conhecimento, criando, problematizando, argumentando e discutindo o saber, enquanto os professores assumem o papel de facilitadores na ministração do ensino e na ativação da aprendizagem. Com base no exposto, o objetivo geral desse estudo é analisar o desenvolvimento de sequências didáticas nas aulas de Biologia considerando a presença de um estudante com transtorno do espectro autista, e como objetivos específicos, elaborar estratégias e recursos para o ensino da disciplina de biologia de forma colaborativa com os professores participantes da nossa investigação considerando um ensino inclusivo; planejar sequências didáticas construídas com base na perspectiva das metodologias ativas considerando as necessidades específicas de um estudante com transtorno do espectro autista; aplicar sequências didáticas em uma turma de ensino médio considerando as necessidades específicas de um estudante com transtorno do espectro autista; analisar a participação e o desempenho do estudante com transtorno do espectro autista no contexto da aplicação das sequências didáticas; discutir a pertinência das metodologias ativas e colaborativas no contexto da educação inclusiva; Os instrumentos utilizados foram: questionários, entrevistas e diários de campo. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como metodologia o estudo de caso colaborativo com características da pesquisa na prática docente, entrelaçando ainda a técnica da observação participante. Os dados coletados serão analisados pelo método de Bardin, no momento o material está sendo explorado, codificado e categorizado. O produto educacional será a elaboração de uma sequência didática contendo a organização do conteúdo, bem como as estratégias e recursos utilizados nas aulas.