Pensando o Desenho Universal para Aprendizagem: programa de formação de professores do Ensino Médio
Educação Especial, Educação Inclusiva, Desenho Universal para Aprendizagem; Ensino Médio; Ciências da Natureza e Matemática
Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Tem como escopo de reflexão o contexto escolar da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva em uma escola estadual do ensino médio localizada no município de São Gonçalo do Amarante-RN. Nesta pesquisa, destaca-se o Desenho Universal para Aprendizagem (DUA) como abordagem curricular que pode favorecer a inclusão escolar. O objetivo principal da pesquisa foi elaborar, implementar e avaliar uma proposta de intervenção junto aos professores de Ciências da Natureza e Matemática, para fins de organização do ensino na perspectiva do Desenho Universal para Aprendizagem, visando o acesso ao currículo por todos os estudantes. Foram convidados a participar seis professores da escola. Trata-se de uma pesquisa do tipo intervenção formativa que são investigações que envolvem planejamento e a implementação de mudanças, inovações destinadas a produzir avanços, melhorias, nos processos de aprendizagem dos sujeitos que delas participam e a posterior avaliação dos efeitos dessas interferências. A intervenção tomou forma com oito encontros formativos, realizados no período de 9 de julho a 3 de dezembro de 2024. Os encontros aconteceram quinzenalmente, nos mesmos dias de planejamento dos professores da escola, que acontece todas às terças-feiras no turno matutino. Foram realizadas gravações em áudio e registros com fotos, seguindo os princípios éticos, com a permissão dos participantes da pesquisa, tendo em vista a assinatura do termo de consentimento para gravação de áudio e foto, bem como de TCLE. Os dados serão analisados com base na metodologia da análise textual discursiva (Moraes, 2003). Almejou-se com a formação a partir do DUA discutir as práticas dos professores participantes, tornando-as acessíveis a todos os estudantes. A formação também é base para a produção de um guia digital, que ficará disponível para consulta, como sugestão de um programa de formação de professores em serviço na área de Ciências da Natureza e Matemática, utilizando os princípios do Desenho Universal para Aprendizagem como instrumento de acesso ao currículo por todos os alunos a partir do planeamento das aulas desses professores.