PROJETO DE VIDA PARA O ESTUDANTE COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO MÉDIO: uma ação coletiva à promoção da inclusão
Educação Especial; projeto de vida; ensi
Com base nos desafios presentes no contexto escolar relativos a inclusão de estudantes com deficiência e a proposta de reestruturação do Ensino Médio brasileiro, este estudo visa analisar a construção do Projeto de vida, voltado a estudantes com deficiência, no Ensino Médio em uma escola da rede estadual no Rio Grande do Norte. Como aporte teórico nos pautamos nas discussões legais como o direito igualitário à Educação, (Brasil, 1988); na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Brasil, 2015) e na reestruturação curricular do Ensino Médio (Brasil, 2018). Ainda destacamos neste estudo as contribuições da psicologia histórico-cultural (Vygotsky, 1995) e do conceito de inclusão educacional (Mantoan, 2003). Como aspectos metodológicos este estudo se estrutura como uma pesquisa de natureza qualitativa, de perfil descritivo-exploratória e será desenvolvida numa escola de ensino médio da rede estadual de ensino, situada na Cidade de Taipu, Rio Grande do Norte. Como produto teremos a construção de um Manual, sobre o Projeto de Vida do estudante com deficiência, com sugestão de anexo ao Projeto Político Pedagógico - PPP da Instuição Pesquisada. Espera-se que este estudo possa contribuir de forma significativa para o processo de inclusão do estudante com deficiência, tanto no contexto escolar do ensino médio, quanto posterior aquele, contribuindo para uma construção participativa e humanizada, fomentando o protagonismo juvenil, a partir dos seus projetos de vida, tendo este lugar como um processo de construção e perspectivas do estudante, mesmo diante de suas especificidades.