Banca de QUALIFICAÇÃO: IVETE MATIAS XAVIER

DISCENTE : IVETE MATIAS XAVIER
DATA : 09/06/2022
LOCAL: Sala de reunião da GEP, na Maternidade Escola Januário Cicco/UFRN

DESFECHOS MATERNO/FETAIS NAS SÍNDROMES HIPERTENSIVAS DA GRAVIDEZ.

Síndromes hipertensivas da gestação, Desfechos materno/fetais.

Objetivo: Avaliar e comparar os desfechos materno/fetais entre mulheres com distúrbios hipertensivos na gravidez (DHGs). Métodos: Estudo observacional de coorte transversal, realizado na Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC). Maternidade da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), referência para atendimento à gestante de alto risco. A população será composta por mulheres internadas com diagnóstico de Distúrbios hipertensivos gestacional. Como critérios de inclusão para a coorte será adotado: Todas as mulheres portadoras de Distúrbios hipertensivos gestacional. Serão excluídas: As pacientes com diagnóstico de Distúrbios hipertensivos gestacional associada com outras comorbidades , fumantes , dependentes químicas e sem condições de responder ao questionário. As informações serão coletadas nos prontuários das mulheres e dos seus recém-nascidos assistidos na MEJC, de junho de 2020 a junho de 2021, após o registro do projeto na Gerência de Ensino e Pesquisa (GEP) da MEJC e em seguida a aprovação pelo Comitê de Ética e Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes (CEP/HUOL). Resultados: Será realizada uma análise dos dados através do software estatístico SPSS 17.0, sendo estes apresentados em forma de quadros, gráficos e/ou tabelas. O teste de Qui-quadrado de Pearson e o teste exato de Fisher, quando pertinentes, serão usados para comparação dos resultados. A pesquisa seguirá as normas éticas e legais preconizadas pela Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Conclusão: Espera-se, com o conhecimento dos fatores determinantes dos Distúrbios hipertensivos gestacional possa contribuir para uma melhora no cuidado, de forma a diminuir a ocorrência das complicações desses problemas, beneficiando a gestante e o recém-nascido, bem como a equipe de saúde, com o aprimoramento do cuidado clínico ao binômio materno/fetal.

Presidente - 1199080 - ANA KATHERINE DA SILVEIRA GONCALVES DE OLIVEIRA
Interna - 3313589 - JANAINA CRISTIANA DE OLIVEIRA CRISPIM FREITAS