Banca de DEFESA: INGRID VILAR ACCIOLY

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: INGRID VILAR ACCIOLY
DATA: 25/03/2013
HORA: 14:00
LOCAL: Sala “Carl Peter Von Dietrich” - Biociências/ UFRN
TÍTULO:

Processo Biotecnológico voltado a Produção de Estoques Poliplóides do Camarão Litopenaeus vannamei.


PALAVRAS-CHAVES:

Manipulação cromossômica, melhoramento genético, Litopenaeus vannameiArtemia franciscana, citogenética de crustáceos, poliploidia, citometria de fluxo, morfometria geométrica, testes estatísticos, desenvolvimento larval.


PÁGINAS: 105
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO:

A melhoria genética de plantéis reprodutores, baseada no melhoramento clássico tem sido tentada, mas sem resultados práticos, até o momento. Protocolos biotecnológicos utilizados em organismos aquáticos cultivados que visam aumentar as taxas de crescimento e resistência a doenças, vêm sendo estudados e aperfeiçoados. Entre as técnicas disponíveis, a aplicação de manipulação cromossômica, embora ainda incipiente, se apresenta como ferramenta voltada a mitigar questões ecológicas e econômicas na carcinicultura. A poliploidização artificial, método já empregado em peixes e moluscos, vem sendo largamente pesquisado para o uso em camarões cultivados. Algumas limitações da expansão deste método em camarões se referem a um melhor conhecimento de aspectos citogenéticos, do nível de dimorfismo sexual e performance em condições de cultivo. Visando contribuir sobre algumas destas questões, a presente pesquisa visou à caracterização citogenética das espécies Litopenaeus vannamei (Decapoda) e Artemia franciscana (Anostraca), analisar a eficácia de métodos de detecção da ploidia, através do uso da citometria de fluxo em processos de indução da poliploidia por choque térmico frio, em diferentes fases do desenvolvimento de ovos recém-fertilizados. Adicionalmente, visou, ainda, a comparação qualitativa e quantitativa do desenvolvimento larval entre organismos diploides e poliplóides, além da identificação do dimorfismo sexual em L. vannamei,por meio da morfometria geométrica. Os resultados obtidos propiciam informações relevantes ao aprimoramento e difusão do uso aplicado de métodos biotecnológicos voltados para a produtividade na carcinicultura nacional.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1199139 - WAGNER FRANCO MOLINA
Externo ao Programa - 348473 - JOSE VERISSIMO FERNANDES
Externo à Instituição - CIBELE SOARES PONTES - NENHUMA
Externo à Instituição - TATJANA KEESEN DE SOUZA LIMA - UFPB
Notícia cadastrada em: 22/03/2013 17:58
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao