Banca de DEFESA: THAYSE AZEVEDO DA SILVA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYSE AZEVEDO DA SILVA
DATA: 21/03/2013
HORA: 09:00
LOCAL: Sala SS1 do CB
TÍTULO:

Análise do efeito de polimorfismos não-sinônimos em genes de reparo de DNA da via BER na resposta inflamatória da Meningite.


PALAVRAS-CHAVES:

Reparo por excisão de bases, polimorfismo, meningite, resposta inflamatória.


PÁGINAS: 125
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO:

Estudos in vitro e em modelos animais sugerem que as proteínas de reparo de DNA da via BER APE1, OGG1 e PARP-1 estão envolvidas também na resposta inflamatória. Neste trabalho foi investigado se os SNPs APE1 Asn148Glu, OGG1 Ser326Cys e PARP-1 Val762Ala associam-se à meningite e desenvolvido um sistema para análise funcional destas variantes polimórficas. Os genótipos de pacientes com meningite bacteriana (MB), meningite asséptica (MA) e não  infectados (controles) foram investigados por PIRA-PCR ou PCR-RFLP. Danos no DNA foram detectados no DNA genômico por meio de tratamento com FPG. IgG e IgA foram titulados no plasma e citocinas e quimiocinas foram mensuradas em  amostras de líquor através de ensaios em Bio-Plex. Os níveis de NF-κB e c-Jun foram dosados no líquor dos pacientes por meio de dot blot. Foi observado um aumento significativo (P<0.05) na frequência do alelo APE1 Glu nos casos de MB e MA. Os genótipos Asn/Asn no grupo controle e Asn/Glu no grupo da MB também apresentaram relevante aumento em suas frequências (P<0.05). Para o SNP OGG1 Ser326Cys, o genótipo Cys/Cys esteve mais frequente (P<0.05) nos casos de MB. A  frequência do genótipo PARP-1 Val/Val foi mais alta no grupo controle (P<0.05). A  ocorrência combinada dos SNPs foi significativamente alta nos pacientes com MB, indicando que estes SNPs podem estar associados à doença. Os portadores do alelo APE1 Glu ou OGG1 Cys apresentaram um número maior de sítios sensíveis à FPG, sugerindo que os SNPs afetam a atividade de rep aro do DNA. Alterações na síntese de IgG foram observadas na presença dos SNPs APE1 Asn148Glu, OGG1 Ser326Cys ou PARP-1 Val762Ala. Reduções nos níveis de IL-6, IL-1Ra, MCP-1/CCL2 e IL-8/CXCL8 foram encontradas na presença do alelo APE1 Glu em  amostras de pacientes com MB, no entanto não foram encontradas diferenças nos níveis de NF-κB e c-Jun considerando os genótipos e os grupos analisados. Utilizando APE1 como modelo, foi desenvolvido um sistema que possibilita a expressão e caracterização funcional das enzimas polimórficas estudadas e seus efeitos na célula, por meio de clonagem, utilizando o vetor pIRES-EGFP e cDNA de APE1, transfecção celular da construção obtida, inibição por siRNA de APE1 endógena e genotipagem de culturas celulares hospedeiras. Em conclusão, foram obtidas evidências de um efeito significativo dos SNPs nos genes de reparo de DNA na regulação da resposta imunológica. Este é um trabalho pioneiro na área, que demonstra a associação de variantes das enzimas da via BER com uma doença infecciosa em humanos, sugerindo que os SNPs estudados podem afetar a resposta imune e o nível de estresse oxidativo durante a infecção cerebral. Desta forma, novos meios de análise funcional devem ser desenvolvidos para estudo de proteínas polimórficas e suas interações neste contexto.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - ANTONIO CARLOS ROSÁRIO VALLINOTO - UFPA
Externo à Instituição - JENIFER SAFFI - UFCSPA
Presidente - 1149647 - LUCYMARA FASSARELLA AGNEZ
Interno - 1939184 - SANDRO JOSE DE SOUZA
Externo ao Programa - 2213126 - VALTER FERREIRA DE ANDRADE NETO
Notícia cadastrada em: 01/03/2013 18:40
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa03-producao.info.ufrn.br.sigaa03-producao