Banca de QUALIFICAÇÃO: THAYSE AZEVEDO DA SILVA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: THAYSE AZEVEDO DA SILVA
DATA: 22/02/2013
HORA: 09:00
LOCAL: SALA SS1 DBG CB UFRN
TÍTULO:

Análise do efeito de polimorfismos não-sinônimos em genes de reparo de DNA da via BER na resposta inflamatória da Meningite.


PALAVRAS-CHAVES:

Reparo por excisão de bases, polimorfismo, meningite, resposta inflamatória.


PÁGINAS: 121
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO:

A partir de estudos in vitro e em modelos animais, sugere-se que as proteínas de reparo de DNA da via BER APE1, OGG1 e PARP-1 estão envolvidas também na resposta  inflamatória. Neste trabal ho foi investigado se os SNPs  APE1  Asn148Glu, OGG1  Ser326Cys e PARP-1  Val762Ala associam-se à meningite. Os genótipos dos  pacientes foram investigados por PIRA-PCR ou PCR-RFLP. Danos no DNA foram  detectados no DNA genômico por meio de tratamento com FPG. I gG e IgA foram  titulados no plasma e citocinas e quimiocinas foram mensuradas em amostras de  LCR através de ensaios em Bio-Plex. Os níveis de NF-κB e c-Jun foram dosados no  líquor dos pacientes por meio de  dot blot.  Foi observado um aumento significativo  (P<0.05) na frequência do alelo APE1 Glu nos casos de meningite bacteriana (MB) e  meningite asséptica (MA). Os genótipos Asn/Asn no grupo controle  e Asn/Glu no  grupo da MB também apresentaram relevante aumento em suas frequências  (P<0.05). Para o SNP OGG1  Ser326Cys, o genótipo Cys/Cys esteve mais frequente  (P<0.05) nos casos de MB. A frequência do genótipo PARP -1  Val/Val foi mais alta  no grupo controle (P<0.05). A ocorrência combinada dos SNPs foi significativamente  alta nos pacientes com MB, indicando que estes SNPs podem estar associados à  doença. Os portadores do alelo APE1  Glu ou OGG1  Cys apresentaram um número maior de sítios sensíveis à FPG, sugerindo que os SNPs afetam a atividade de  reparo do DNA.  Alterações na síntese de IgG foram  observadas  na presença dos  SNPs APE1  Asn148Glu, OGG1  Ser326Cys ou PARP-1  Val762Ala. Reduções nos  níveis de IL-6, IL-1Ra, MCP-1/CCL2 e IL-8/CXCL8 foram encontradas na presença  do alelo APE1  Glu  em amostras de pacientes com MB, no entanto não foram  encontradas diferenças nos níveis de NF-κB e c-Jun considerando os genótipos e os  grupos analisados.  Utilizando APE1 como modelo, foi desenvolvido um  sistema  que  possibilita  a  expressão e  caracterização funcional das enzimas polimórficas  estudadas e seus efeitos na célula, por meio de clonagem, utilizando o vetor pIRES-EGFP e cDNA de APE1, transfecção  celular  da construção obtida, inibição por  siRNA  de APE1 endógena  e genotipagem de culturas celulares  hospedeiras.  Em  conclusão,  foram obtidas  evidências de um efeito significativo dos SNPs nos genes  de reparo de DNA na regulação da resposta imunológica. Este é  um  trabalho  pioneiro na área, que demonstra a associação de variantes das enzimas da via BER  com uma doença infecciosa em humanos, sugerindo que os SNPs estudados podem  afetar a resposta imune  e o nível de estresse oxidativo durante a infecção cerebral. Desta forma,  novos meios de análise funcional devem ser desenvolvidos para  estudo de proteínas polimórficas e suas interações neste contexto.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Interno - 1199127 - SILVIA REGINA BATISTUZZO DE MEDEIROS
Externo ao Programa - 1549705 - ADRIANA FERREIRA UCHOA
Notícia cadastrada em: 08/02/2013 16:20
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao