Banca de QUALIFICAÇÃO: LEONARDO LUIZ CALADO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: LEONARDO LUIZ CALADO
DATA: 12/12/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Sala Juazeiro, Centro de Biociências, UFRN.
TÍTULO:

Mapeamento cromossômico de genes ribossomais em espécies estuarinas da família Gerreidae – Identificação de uniformidade cariotípica e sua empregabilidade com fins biotecnológicos - REPROGEN.


PALAVRAS-CHAVES:

Gerreidae; piscicultura marinha; citogenética de peixes; processos biotecnológicos, hibridação interespecífica.


PÁGINAS: 77
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO:

Os Perciformes são dominantes no ambiente marinho, caracterizados como a maior e mais diversificada Ordem de peixes dentre os teleósteos. Muitas de suas famílias, como os Gerreidae, conhecidos popularmente como carapicus, carapebas, ou mojarras, têm um alto potencial econômico, no que se diz respeito à piscicultura marinha, extrativismo e pesca esportiva. Informações genéticas destas espécies são de fundamental importância para seu manejo e produção. Mesmo assim, das 13.000 espécies de peixes marinhos descritos apenas 2% foram estudadas sob o ponto de vista citogenético e menos de 1% sobre suas características reprodutivas. A reprodução induzida, a citogenética e a criopreservação de gametas, representam importantes áreas aplicadas de estudo em peixes. No presente projeto análises citogenéticas foram empregadas na caracterização genética de espécies da família Gerreidae, ocorrentes no litoral e regiões estuarinas do Nordeste do Brasil. Diferentes métodos de identificação de regiões cromossômicas foram empregados por meio de técnicas convencionais (Ag-RONs, bandamento C), coloração com fluorocromos base-específicos (DAPI-CMA3), e mapeamento cromossômico de genes ribossomais marcadores DNAr 18S e 5S, através da hibridação in situ com sondas fluorescentes (FISH). As seis espécies analisadas revelaram marcante conservadorismo cromossômico. Os genes ribossomais 18S e 5S quando analisados em perspectiva filogenética demonstram dinâmica evolutiva variada, podendo apresentar estase em alguns grupos e maior dinamismo em outros. As análises por duplo-FISH dos sítios 18S e 5S se revelaram eficientes marcadores citotaxonômicos nos cariótipos homogêneos deste grupo de espécies. Os padrões cariotípicos identificados, além dos aspectos evolutivos do cariótipo identificados, são sugestivos de baixa potencial de barreiras pós-zigóticas, instigando pesquisas futuras de prospecção de hibridação interespecífica de valor comercial destas espécies.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 3646062 - CARLOS ALFREDO GALINDO BLAHA
Externo ao Programa - 350285 - JOAO MARIA GOMES ALENCAR DE SOUZA
Externo ao Programa - 2257836 - PAULO SERGIO MARINHO LUCIO
Notícia cadastrada em: 30/11/2012 13:51
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa13-producao.info.ufrn.br.sigaa13-producao