Banca de DEFESA: UEDSON PEREIRA JACOBINA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: UEDSON PEREIRA JACOBINA
DATA: 28/09/2012
HORA: 09:00
LOCAL: Centro de Biociências, UFRN
TÍTULO:

PARÂMETROS CITOGENÉTICOS DE ESPÉCIES COMERCIAIS DE CARANGIDAE (PERCIFORMES), COM VISTAS A SUA EMPREGABILIDADE NA CONSERVAÇÃO BIOLÓGICA E PISCICULTURA MARINHA.


PALAVRAS-CHAVES:

Piscicultura Marinha, Diversificação Cariotípica, Inversões Pericêntricas.


PÁGINAS: 163
GRANDE ÁREA: Ciências Biológicas
ÁREA: Genética
RESUMO:

Entre os peixes marinhos, as famílias Carangidae e  Rachycentridae se apresentam como grupos de grande importância comercial pela pesca e potencial para piscicultura marinha. Entretanto, bases genéticas que possam alicerçar o futuro cultivo destas espécies, sobretudo seus aspectos citogenéticos são incipientes. Os padrões cromossômicos têm fornecidodados básicos para a prospecção de processos biotecnológicos de manipulação cromossômica voltados ao melhoramento genético, como a indução a poliploidia, ginogênese e androgênese, assim como obtenção de estoques monossexo e hibridizações interespecíficas. Neste trabalho é apresentado um amplo levantamento citogenético em 10 espécies, sendo sete da família  Carangidae e de Rachycentron canadum, espécie monotípica da família Rachycentridae. A caracterização citogenética clássica e mapeamento  in situde sequências multigênicas foram empregadas. Adicionalmente em espécies do gênero  Selene  e em morfótipos de Caranx lugubrisforam realizadas comparações através de morfometria geométrica. Em geral, as espécies exibiram um marcante conservadorismo cromossômico numérico (2n=48). Apesar de apresentar, em grande parte, fórmulas cariotípicas diferenciadas, conservam diversas características cromossômicas típicas da Ordem Perciformes, como elevado número de elementos monobraquiais, sítios Ag-RONs/ DNAr 18S simples e heterocromatina reduzida, preferencialmente centromérica. Os principais mecanismos envolvidos na diversificação cariotípica são as inversões pericêntricas, com ação secundária de fusões cêntricas. Além do mapeamento físico e detalhamento cromossômico para as espéciessão apresentados e discutidos padrões de variabilidade intra e diversificação interespecíficas, com identificação de marcadores citotaxonômicos. Este conjunto dos dados propicia um melhor conhecimento dos padrões carioevolutivos destes grupos e condições para o desenvolvimento de protocolos biotecnológicos baseados na manipulação cromossômica para estas espécies Atlânticas.



MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1199139 - WAGNER FRANCO MOLINA
Interno - 3646062 - CARLOS ALFREDO GALINDO BLAHA
Externo à Instituição - LILIANE DE LIMA GURGEL - IFRN
Externo à Instituição - ORLANDO MOREIRA FILHO - UFSCAR
Externo à Instituição - VITOR DE OLIVEIRA LUNARDI - UFERSA
Notícia cadastrada em: 18/09/2012 10:44
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao