Banca de QUALIFICAÇÃO: CESAR ORLANDO MUÑOZ CADAVID

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CESAR ORLANDO MUÑOZ CADAVID
DATA : 22/08/2019
HORA: 14:00
LOCAL: ANFITEATRO DOS PEIXES
TÍTULO:

Contribução das vias de reparo por excisão de bases e nucleotídeos no desenvolvimento de fenótipos neurodegenerativos nos modelos transgênicos de Caenorhabditis elegans para o Mal de Alzheimer e Doença de Huntington.


PALAVRAS-CHAVES:

Mal de Alzheimer, Doença de Huntington, NER, BER e Caenorhabditis elegans.


PÁGINAS: 113
RESUMO:

A integridade do nosso material genético está constantemente sendo atacada por numerosos agentes endógenos e exógenos. As consequências de uma resposta defeituosa ao dano no DNA são bem estudadas nas células em proliferação, especialmente no desenvolvimento do câncer, mas seus papéis precisos no sistema nervoso são relativamente pouco compreendidos. O objetivo deste trabalho foi avaliar as contibuicões das vias de BER e NER no desenvolvimento dos fenótipos neurodegenerativos nos modelos transgênicos de C. elegans para Mal de Alzheimer (MA) e Doença de Huntington (DH). O papel de BER e NER foi avaliado através do knockdown por RNAi dos genes apn-1 e exo-3 (da via BER) e xpc-1, csb-1 e xpa-1 (da via NER). O knockdown dos genes de reparo BER e NER através RNAi acentuam os fenótipos de doenças neurodegenerativas no nematodo C. elegans, mostrando um efeito maior quando a inibição é feita em genes do sistema NER. A inibição simultânea dos genes de reparo através de RNAi duplo acentuam ainda mais os fenótipos em comparação com a utilização de RNAi simples. Este efeito foi maior quando utilizamos RNAi duplo para os sistemas XPA/BER e as combinações do sistema NER. Igualmente as ausências desses genes afetaram o status redox dos animais, aumentando os níveis de ERO, o potencial de membrana mitocondrial e a expressão de GST-4. O aumento dos níveis de ERO e GST-4 foi dependente da presença de SKN-1, fator de transcripção em resposta ao extresse. A atividade proteolítica dos animais tratados com RNAi foi diminuída com respeito ao controle, especialmente nos animais com ausência dos genes xpa-1 e xpa-1/exo-3 (****p<0,0001). Finalmente, a expressão de genes de resposta ao estresse tais como gst-4, sod-3 e papr-1 foram incrementados em animais tratados com RNAi para os genes xpa-1 e xpa-1/exo-3. Interessantemente, um efeito contrário foi obtido quando os níveis de expressão de genes envolvidos na degradação proteolítica e lisossômica tais como ubh-1, vha-8, pas-4 e pbs-4 foram avaliados. Estes dados sugerem que as vias de reparo BER e NER podem contribuir no desenvolvimento dos fenótipos neurodegenerativos nos modelos transgênicos de C. elegans para o MA e DH.  Esse efeito pode ser em consequência do desequilíbrio do estado redox e a regulação transcricional de alguns genes em resposta ao estresse oxidativo envolvidos na atividade proteolítica e lisossômica.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1997012 - RAQUEL CORDEIRO THEODORO
Interna - 1674709 - VIVIANE SOUZA DO AMARAL
Externa ao Programa - 1837354 - JULLIANE TAMARA ARAUJO DE MELO CAMPOS
Notícia cadastrada em: 22/08/2019 11:47
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa08-producao.info.ufrn.br.sigaa08-producao