Banca de DEFESA: ALAINE DE BRITO GUERRA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ALAINE DE BRITO GUERRA
DATA : 27/02/2018
LOCAL: Sala SS1 do Depto. de Biologia Celular e Genética, do Centro de Biociências

METAGENÔMICA DE CONSÓRCIOS MICROBIANOS PARA BIORREMEDIAÇÃO DE RESÍDUOS DE PERFURAÇÃO

Resíduo de perfuração. Consórcio microbiano. Metagenoma. Biodegradação. Biossurfactantes.

Resíduo de perfuração de poços de petróleo caracteriza-se como um resíduo sem tratamento adequado, o qual vem sendo acumulado gerando um passivo ambiental de grandes proporções. Assim, conhecimentos da comunidade microbiana do resíduo de perfuração podem ser úteis no desenvolvimento de estratégias de biorremediação. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar microrganismos do resíduo de perfuração de poços de petróleo por abordagem metagenômica e obter consórcios bacterianos/bactérias isoladas que tenham atividade de degradação de hidrocarbonetos e/ou produção de biossurfactantes, visando aplicação em estratégias de biorremediação. O DNA total foi extraído diretamente das amostras de resíduo de perfuração e dos consórcios obtidos (enriquecidos em diferentes meios), e sequenciados usando a plataforma Ion Torrent. Bactérias isoladas dos consórcios foram identificadas por meio do sequenciamento do rDNA 16S, pelo método Sanger. Análises taxonômicas revelaram mudanças a nível de filo e consequentemente gênero entre as amostras. Enquanto no resíduo de perfuração predominaram o gênero Halomonas, pertencente ao filo Proteobacteria, nos consórcios, maiores abundâncias foram observadas para gêneros Paenibacillus e Brevibacillus, ambos do filo Firmicutes. A análise funcional utilizando banco de dados específico para a degradação de hidrocarbonetos e produção de biossurfactantes (BioSurfDB), revelou que a seleção não apenas manteve vias relacionadas a degradação de hidrocarbonetos e produção de biossurfactantes como favoreceu significativamente algumas. Crescimento na presença de petróleo, ensaio de degradação colorimétrico utilizando o indicador DCPIP, adesão microbiana a hidrocarbonetos, testes de emulsificação, teste de dispersão do óleo e tensão interfacial indicaram capacidade de degradação de hidrocarbonetos e produção de biossurfactantes pelos consórcios. Ao retornar ao resíduo ao qual foram obtidos, os consórcios selecionados em meio Lysogeny broth (LB) e Yeast peptone dextrose (YPD) foram capazes de degradar 66 e 30% de n-alcanos, respectivamente. Assim, diferenças na composição dos microrganismos, provavelmente devido a etapa de enriquecimento em diferentes meios, refletiram diferentes capacidades metabólicas. O meio LB parece ter selecionado a comunidade microbiana mais adequada à remoção de alcanos no resíduo de perfuração. Sequências de rDNA 16S obtidas de cepas isoladas apresentaram elevada identidade com representantes dos gêneros Brevibacillus, Micrococcus e Bacillus. A metagenômica mostrou-se como uma ferramenta poderosa na análise das comunidades microbianas e escolha da estratégia de biorremediação. A bioaumentação autóctone pode ser uma alternativa eficiente na degradação hidrocarbonetos. O método de enriquecimento através de diferentes meios pode afetar a composição da comunidade microbiana e a degradação.

Presidente - 1149647 - LUCYMARA FASSARELLA AGNEZ
Interno - 1346198 - EVERALDO SILVINO DOS SANTOS