Banca de QUALIFICAÇÃO: HÍGOR LINS DA COSTA

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : HÍGOR LINS DA COSTA
DATA : 02/09/2021
HORA: 14:00
LOCAL: Videoconferência
TÍTULO:

GEOMORFODIVERSIDADE DO MUNICÍPIO DE ARARUNA, PARAÍBA: CARACTERIZAÇÃO DE GEOMORFOSSÍTOS POR VALORES CIENTÍFICOS E ESTÉTICOS.


PALAVRAS-CHAVES:

Geodiversidade; Geomorfodiversidade; Geomorfossítios


PÁGINAS: 50
RESUMO:

Compreendendo a diversidade abiótica da terra, a geodiversidade é uma abordagem recente, do ponto de vista acadêmico, tendo expansão de estudos a partir dos anos 1990. Este termo se relaciona com a Geologia, Geomorfologia, Pedologia e Hidrologia, pois se baseia nos objetos de cada uma dessas ciências e como estes se apresentam na paisagem. O estudo da geodiversidade pode ser contemplado por diversas vertentes, dentre elas a do geopatrimônio, que trazem uma noção de importância para os elementos do meio abiótico, como o patrimônio geomorfológico, que está mais focado neste trabalho, e, também, os demais componentes dos elementos da geodiversidade. A avaliação do geopatrimônio permite o estabelecimento de políticas de conservação desses elementos, ou de geoconservação, o que promove a proteção do meio abiótico e o estímulo ao geoturismo. A área de estudo é o município de Araruna que fica na microrregião do Curimataú paraibano e, na nova delimitação do IBGE, está na região imediata de Guarabira. Seu território se estende por bases geológicas sedimentares, ígneas e metamórficas.  O objetivo deste trabalho é inventariar e quantificar os potenciais geomorfossítios do de Araruna, Paraíba. Além disso, está comtemplada uma descrição de como as geoformas do município surgiram, se transformaram e sob quais fenômenos estão sujeitos atualmente, a partir do detalhamento de sua história natural. O trabalho também propõe a elaboração de um mapa contendo a compartimentação geomorfológica de Araruna. A inventariação constitui a etapa qualitativa da avaliação. Nesta fase, com as pesquisas de campo, a partir da metodologia proposta, são catalogados os potenciais geomorfossítios do município, compreendendo as geoformas de acordo com seus processos. A quantificação consiste na etapa quantitativa deste trabalho, diferentemente da etapa anterior, neste ponto ocorre a valoração dos atributos dos geomorfossítios, com base nos valores científicos e/ou estéticos, além de valores secundários, que são o turístico e o de uso e gestão. Os locais de interesse geomorfológico que mais se destacam são o Parque Estadual da Pedra da Boca, a Pedra da Macambira, o Cânion do Macapá e o Cânion da Serra Verde. A aplicação das fichas de inventariação e quantificação serão aplicadas, em campo, em momento oportuno, para elaboração dos capítulos 2 e 3 deste trabalho. O capítulo 1, apresentado para qualificação, demonstra a formação das geoformas e os processos aos quais foram submetidas e os quais ainda se apresentam atualmente. Destaca-se a importância de se aprimorar e ampliar os estudos que envolvem a temática da geodiversidade, pois, a partir do conhecimento das potencialidades, pode-se estabelecer estratégias para o desenvolvimento do local, sem causar danos às geoformas, ao contrário, aproveitando-se delas para estimular o turismo, gerando oportunidades para as comunidades circundantes dos potenciais geomorfossítios, do município e da região como um todo.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARCELO MARTINS DE MOURA FÉ
Presidente - 2506087 - MARCO TULIO MENDONCA DINIZ
Externo à Instituição - RAFAEL ALBUQUERQUE XAVIER - UEPB
Externo à Instituição - Rubson Pinheiro Maia - UFC
Notícia cadastrada em: 16/08/2021 17:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao