Banca de DEFESA: DIEGO EMANOEL MOREIRA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : DIEGO EMANOEL MOREIRA DA SILVA
DATA : 04/03/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferência (https://www.meet.google.com/nab-mcmp-don)
TÍTULO:

AVALIAÇÃO DOS SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS PRESTADOS PELAS ÁREAS ÚMIDAS DA PLANÍCIE FLÚVIO-MARINHA DO RIO APODI-MOSSORÓ (LITORAL NORDESTE DO BRASIL)


PALAVRAS-CHAVES:

Áreas Úmidas; Serviços Ecossistêmicos; Estuário; Rio Apodi-Mossoró.


PÁGINAS: 181
RESUMO:

As Áreas Úmidas (AUs) são ecossistemas encontrados em todas as porções do globo, onde suas ocorrências são dependentes principalmente dos condicionantes físicos locais (clima, hidrologia, geomorfologia). Desta forma, as áreas úmidas encontram-se como ecossistemas diferenciados, pela morfometria, vegetação e até mesmo o tipo de água nele contido, podendo ser artificial ou natural, permanentes ou temporárias. Para os ecossistemas de zonas costeiras, limita-se o habitat em ambientes alagáveis com no máximo 6m de profundidade no período de maré baixa. Estas áreas proporcionam serviços ecossistêmicos (SE) de caráter essencial a populações ribeirinhas, como a disponibilidade de alimentos, a purificação da água potável, o controle de inundação nas regiões costeiras, além de serviços recreativos e religioso cultural. A referida pesquisa será realizada na planície flúvio-marinha da bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, localizada na região semiárida brasileira (litoral setentrional/semiárido do no estado do Rio Grande do Norte). Nessa área, encontra-se uma rica diversidade de AU costeiras, naturais e artificiais, classificadas ao grau de salinidade quanto a previsibilidade, amplitude e frequência do pulso de inundação das marés. Onde o objetivo geral da referida pesquisa é avaliar a prestação de serviços ecossistêmicos entre os diferentes macrohabitats de áreas úmidas na planície flúvio-marinha do rio Apodi-Mossoró/RN, que será realizado em quatro etapas distintas: mapeamento dos macrohabitats distribuídos na planície flúvio-marinha, seguido da classificação das Áreas Úmidas, na sequência será feita a análise estatística dos fragmentos de mangue e por último a classificação dos Serviços Ecossistêmicos dos ambientes caracterizados na área de estudo.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2966354 - DIOGENES FELIX DA SILVA COSTA
Interno - 282.810.044-87 - EDUARDO RODRIGUES VIANA DE LIMA - UFPB
Externa à Instituição - ANA ISABEL LILLEBO - UA
Externa à Instituição - CATIA NUNES DA CUNHA - UFMT
Externo à Instituição - ROGERIO TAYGRA VASCONCELOS FERNANDES - UFERSA
Notícia cadastrada em: 03/03/2021 12:08
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa12-producao.info.ufrn.br.sigaa12-producao