Banca de QUALIFICAÇÃO: THAIS MILLA SIMAO ARAUJO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : THAIS MILLA SIMAO ARAUJO
DATA : 19/09/2022
HORA: 14:00
LOCAL: meet.google.com/rak-uuxg-xbo
TÍTULO:

Receptor GMSK para o Global Open CoLlecting Data System (GOLDS)


PALAVRAS-CHAVES:

GMSK. Código Polar. GOLDS. SBCDA.


PÁGINAS: 58
RESUMO:

O Global Open CoLlecting Data System (GOLDS) é um sistema de coleta de dados ambientais por satélite proposto como evolução do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCDA). O sinal do SBCDA possui modulação Phase Shift Keying (PSK)
e não possui codificação de canal, tendo como uma das principais problemáticas a interferência interusuários. Como a banda disponível na recepção é pequena, é indicado que a faixa de frequência ocupada pelos sinais das Plataformas de Coleta de Dados (PCDs) seja compacta. Deste modo, foi definido como especificação para o GOLDS um sinal com modulação Gaussian Minimum Shift Keying (GMSK) e codificação de canal com código polar. Diante desta especificação, tem-se a necessidade de desenvolver o modelo do receptor para o sistema, sendo este o objetivo do presente trabalho. Tendo em vista que o receptor deve ser implementado na carga útil Environmental Data Collector (EDC) e embarcado em satélites do tipo CubeSat, o modelo do receptor deve apresentar baixo custo computacional. São apresentadas propostas de receptores com técnicas de sincronismo, demodulação e decodificação adequadas a proposta do trabalho. Na simulação computacional, o receptor que apresentou melhor desempenho possui demodulador linear do tipo MSK para o sinal GMSK pré-codificado.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1805797 - FRANCISCO JOSE TARGINO VIDAL
Interno - ***.376.044-** - JOSÉ MARCELO LIMA DUARTE - INPE
Externo à Instituição - ANTONIO MACILIO PEREIRA DE LUCENA - INPE
Notícia cadastrada em: 19/09/2022 09:00
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao