A relação entre lógos e inteligível no diálogo Fedro de Platão
Dialética, Retórica, Discurso, Lógos, Inteligível, Forma, Ideia, Persuasão.
O objetivo desse trabalho é estudar a relação entre lógos e inteligível no diálogo Fedro de Platão. Consideramos que a tensão entre esses dois pólos é o fio condutor do diálogo, criando os parâmetros dentro dos quais serão discutidas questões específicas como retórica, dialética, techne e a crítica à escrita. Consideramos ainda que esta tensão desemboca na noção de conhecimento não-proposicional, isto é, o conhecimento daquilo que é manifesto ao intelecto, mas que resiste ao esforço de ser transposto ao plano discursivo. Ao distinguir a filosofia da retórica por meio da referência ao inteligível, Platão se vê diante da necessidade de discutir a relação entre o que pode ser dito (o que é proposicional) e o que pode ser compreendido (o inteligível). Analisando tanto os argumentos apresentados quanto a estrutura dramática que contém esses argumentos, tentaremos mostrar que essa tensão desemboca em uma conclusão paradoxal: por um lado, o discurso se revela como um instrumento limitado e imperfeito, sujeito a erros e afetado pelos desejos humanos; por outro, o uso do discurso para persuadir o outro – a psicagogia – é incontornável mesmo para os filósofos. Nesse sentido, a retórica da época não é criticada por utilizar o discurso para persuadir, mas por considerar o discurso como um fim em si mesmo. Apesar das limitações intrínsecas do discurso – em especial, mas não exclusivamente, em sua modalidade escrita – ele é um recurso necessário para o filósofo. No entanto, para ser bem utilizado, é preciso compreender que os discursos não são “coisas sérias”; podendo, no entanto, serem valiosos se soubermos utilizá-los para “escrever na alma” dos ouvintes. Em outras palavras, o filósofo deve utilizar o discurso, mas consciente de que eles são apenas um caminho para a apreensão de algo muito mais fundamental do que qualquer discurso: a apreensão das coisas em si mesmas, isto é, do inteligível.