Banca de QUALIFICAÇÃO: ALAN MARINHO LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ALAN MARINHO LOPES
DATA: 28/05/2014
HORA: 10:00
LOCAL: CCHLA
TÍTULO:

O OUTRO COMEÇO

(DA RESSONÂNCIA AO ÚLTIMO DEUS):

O EREIGNIS COMO PALAVRA GUIA NO PENSAMENTO DE HEIDEGGER


PALAVRAS-CHAVES:

Ser, Ereignis, Outro Começo, transição, virada, propriedade, consciência, clamor, angústia, de-cisão, temporalidade, Seyn, ressonância, passe, salto, fundação, futuros, Último Deus, mistério, maquinação, técnica, indigência, poesia, retenção, meditação, serenidade, pobreza, fenomenologia, ente, metafísica, ontologia.


PÁGINAS: 153
GRANDE ÁREA: Ciências Humanas
ÁREA: Filosofia
RESUMO:

Esta pesquisa tem o objetivo principal de apresentar e também entender e comentar a forma de Martin Heidegger elaborar seu pensamento após o término do projeto Ser e Tempo, mais especificamente na obra Contribuições à Filosofia (do Ereignis), apanhado de manuscritos realizados entre 1936 e 1938 e publicados apenas após a sua morte. A investigação foca em algumas tematizações importantes contidas nas Contribuições e estipula nexos com o pensamento posterior de Heidegger, no intuito de mostrar a influência definitiva desse texto para a construção de noções que acompanharam e decidiram sua carreira ao longo dos anos. Uma das principais teses debatidas em Contribuições consiste que a filosofia necessita de um Outro Começo no ocidente para poder mais uma vez frutificar um conhecimento sobre o ser, pois segundo Heidegger, a metafísica tradicional foi apenas uma ponte para a ciência e sua objetividade acontecerem contemporaneamente como técnica. É necessário ao pensamento começar de novo e reestruturar a realidade segundo parâmetros absolutamente outros em relação aos metafísicos. Por isso o esforço em construir um alicerce que permita à linguagem transmitir esse Outro Começo a partir de uma reflexão sobre o ser. Um desses esforços diz respeito a elaboração de uma nova palavra guia para seu pensamento, o Ereignis, acontecimento do ser em sua mais própria essência. O percurso deste trabalho segue a elaboração de três capítulos norteados primeiramente por Ser e Tempo, seguido pelas próprias Contribuições e culminando no pensamento mais conferencista de Heidegger após o movimento que ele mesmo intitulou de a virada, são eles: 1) Antes do Ereignis: A noção de propriedade em Ser e Tempo, 2) O pensamento do Ereignis nas Contribuições: Da Ressonância ao Último Deus, 3) Motivações e desdobramentos do Ereignis: A Elaboração de um Outro Começo fora das Contribuições. Outro Começo e Ereignis servem enquanto referência primordial para todo o arcabouço fomentado tendo em vista enxergar de forma ampla o corpo de obra de Heidegger como uma contínua busca ao ser, que recomeça e se reestrutura de diversas formas articuladas para dizer essencialmente o mesmo. Partindo da concepção de propriedade em Ser e Tempo, desembocando em um estudo sobre o Ereignis e os conjugados do ser (Seyn) que seguem da ressonância ao Último Deus para culminar em uma projeção do Ereignis e das inclinações de Contribuições em textos emblemáticos como A Questão da Técnica, E Para Que Poetas, Serenidade, Carta Sobre o Humanismo e tantos outros, bem como investigar a recepção de seu pensamento e ainda suas críticas encontradas em estudiosos de nossa época. O objetivo principal da pesquisa então é apontar a obra Contribuições e suas noções de Outro Começo e Ereignis como momento reflexivo mais importante, rico e reverberante do pensamento de Heidegger, justamente porque traz consigo as sementes para grande parte de tudo o que publicou em seguida.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 751.127.524-91 - CÍCERO CUNHA BEZERRA - UFS
Interno - 1047700 - GISELE AMARAL DOS SANTOS
Presidente - 1149452 - OSCAR FEDERICO BAUCHWITZ
Notícia cadastrada em: 21/05/2014 15:35
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao