Banca de DEFESA: ANTONIO JULIO GARCIA FREIRE

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: ANTONIO JULIO GARCIA FREIRE
DATA: 09/05/2014
LOCAL: AUDITÓRIO D - CCHLA

A NATUREZA DA ALMA E O CLINAMEN: AÇÃO E LIBERDADE EM LUCRÉCIO

Clinamen, vontade livre, epicurismo, prazer

ÁREA: Filosofia

A noção de liberdade – e o seu pressuposto, a vontade livre ou libera voluntas - em Lucrécio se apóia na noção de clinamen (declinação), um movimento ocasional e fortuito dos átomos, inacessível á experiência. Trata-se de um movimento complexo dotado de espontaneidade, sem a necessidade de causas mecânicas. A ação de perceber (sensus) é a consciência de si, em função de qual, esta vontade, iluminada por experiências anteriores (sensitivas, intelectuais ou afetivas) da alma, tira proveito da liberdade ou espontaneidade própria dos movimentos atômicos, para dirigir ou não estes últimos, a uma direção percebida e escolhida. Por outro lado, atribuir à declinação um papel predominate para os atos da vontade encerram outros problemas. Sempre existe a escolha sobre uma dada ação, e portanto, mesmo que o indivíduo se encontre frente a uma necessidade do agir, é possível escolher não prosseguir e concluir a ação. Nesse sentido, a vontade encontra-se associada a afecções que são originadas, em última análise, das imagens que que se formam de maneira aleatória no espaço e impressionam o alma: os simulacros do desejo e do prazer. A declinação investe-se de importância na presente pesquisa a fim de enfatizar as relações entre a liberdade e a cinética dos elementos. Neste sentido, a abordagem desenvolvida neste trabalho teve como objetivos principais investigar a filosofia da natureza do mundo e da alma em Lucrécio, seus constituintes e movimento, além de demonstrar como a noção do clinamen se articula com as imagens, o desejo e o prazer, propondo uma interpretação possível para a declinação como fundamento indeterminado e ético da liberdade.

Externo à Instituição - CELSO MARTINS AZAR FILHO - UFRJ
Interno - 671.059.804-78 - EDRISI DE ARAUJO FERNANDES - UFRN