Banca de QUALIFICAÇÃO: JULY HERBERT DA SILVA MARIANO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULY HERBERT DA SILVA MARIANO
DATA : 18/06/2024
HORA: 10:00
LOCAL: Online
TÍTULO:

Modelagem Matemática e Computacional da Injeção de Polímero em Reservatórios de Petróleo


PALAVRAS-CHAVES:

Injeção de polímero, modelagem matemática, métodos dos elementos finitos mistos dual, método dos volumes finitos Central-Upwind, Transporte reativo de polímeros.


PÁGINAS: 90
RESUMO:

A injeção de polímeros em reservatórios de petróleo representa uma técnica relevante para otimizar a recuperação de óleo em campos maduros. No entanto, essa metodologia pode ser comprometida devido a fenômenos reativos, como adsorção e retenção mecânica, que resultam em danos à formação do meio poroso e consequente perda de injetividade. Diante desse desafio, é imperativo obter modelos matemáticos e computacionais realistas que descrevam com precisão os processos governantes da injeção de polímeros em meios porosos. A modelagem matemática desenvolvida nesta pesquisa consiste na dedução das equações que regem a hidrodinâmica e o transporte do polímero em meios porosos. A hidrodinâmica é governada pelo balanço de massa total das fases fluidas, juntamente com a lei de Darcy total, enquanto o transporte do polímero é regido pela equação de transporte em regime advectivo-dispersivo-reativo. A natureza reativa do transporte do polímero é modelada por leis de cinética expressas por equações diferenciais ordinárias. No que diz respeito à modelagem computacional, devido à heterogeneidade do termo de condutividade hidráulica, a hidrodinâmica é discretizada pelo método dos volumes finitos mistos dual. Por outro lado, devido à sua natureza hiperbólica, as equações do transporte do polímero são discretizadas pelo método dos volumes finitos Central-Upwind. Finalmente, os métodos numéricos desenvolvidos são submetidos a testes de acurácia e precisão, demonstrando-se bastante robustos para descrever o processo de injeção de polímeros em meios porosos.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 1288120 - ADRIANO DOS SANTOS
Externo à Instituição - FELIPE FIGUEREDO ROCHA - UPEC
Externo à Instituição - FELIPE FREITAS MUNARIN - UFC
Presidente - 1646718 - SIDARTA ARAUJO DE LIMA
Notícia cadastrada em: 06/06/2024 16:49
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao