Banca de QUALIFICAÇÃO: ANDRÉIA FERREIRA DO CARMO

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANDRÉIA FERREIRA DO CARMO
DATA : 08/11/2017
HORA: 09:30
LOCAL: AUDITÓRIO DO DEPARTAMENTO DE ODONTOLOGIAUFRN
TÍTULO:

PAPEL DA STANNIOCALCINA 2 NO COMPORTAMENTO BIOLÓGICO DO CARCINOMA EPIDERMOIDE ORAL


PALAVRAS-CHAVES:

Carcinoma de Células Escamosas; Microambiente Tumoral; Fibroblastos Associados a Câncer; Biomarcadores de Tumor; Imuno-Histoquímica; Técnicas de Cultua de Células.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

O carcinoma epidermoide oral (CEO) é conhecido por seu comportamento clínico agressivo e prognóstico relativamente pobre. Mesmo nos estágios iniciais do CEO, nos quais se espera um prognóstico mais favorável, a mortalidade relacionada ao câncer afeta um número considerável de pacientes. Portanto, a identificação de biomarcadores prognósticos robustos que possam melhor predizer o comportamento do CEO e proporcionar melhores estratégias de tratamento é de extrema importância. A stanniocalcina 2  (STC2), um membro da família das stanniocalcinas, é um hormônio glicoproteico inicialmente conhecido pelo seu envolvimento na homeostase do cálcio e fosfato em peixes. Em mamíferos, a STC2 é expressa em vários tecidos e exerce um papel importante no desenvolvimento ósseo e regulação da apoptose e proliferação celular. Estudos prévios têm mostrado que a STC2 também está envolvida na carcinogênese e progressão de muitos tipos de câncer. Pouco se sabe sobre a STC2 no CEO, mas já foi mostrado que a superexpressão de STC2 promoveu o crescimento do CEO e foi correlacionada com metástase e sobrevida geral. Além disso, um estudo recente revelou que a STC2 é liberada por fibroblastos associados ao câncer (CAFs), permitindo que as células do CEO se tornem invasivas e pró-metastáticas. Diante disso, o presente estudo pretende avaliar a imunoexpressão da STC2 e sua correlação com parâmetros clinico-patológicos e sobrevida em pacientes com CEO, bem como determinar os efeitos biológicos causados pela redução dos níveis de STC2 em linhagens de CEO e CAF, com o intuito de melhor entender a participação da STC2 no câncer oral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 350485 - HEBEL CAVALCANTI GALVAO
Interno - 1298808 - MARCIA CRISTINA DA COSTA MIGUEL
Interno - 350484 - ROSEANA DE ALMEIDA FREITAS
Notícia cadastrada em: 01/11/2017 17:26
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa14-producao.info.ufrn.br.sigaa14-producao