Banca de QUALIFICAÇÃO: CAIO CÉSAR DA SILVA BARROS

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CAIO CÉSAR DA SILVA BARROS
DATA : 18/08/2017
HORA: 09:00
LOCAL: SALA DA PÓS-GRADUAÇÃO EM PATOLOGIA ORAL
TÍTULO:

Associação de aspectos clínicos e histopatológicos com a expressão imuno-histoquímica das proteínas XRCC1 e APE1 em leucoplasias orais.


PALAVRAS-CHAVES:

Leucoplasia oral; Displasia epitelial; Reparo do DNA.


PÁGINAS: 48
RESUMO:

As desordens potencialmente malignas (DPMs) compreendem lesões de ampla variação clínica e que podem mostrar alterações morfológicas, que em algumas situações podem estar associadas com a maior ou menor possibilidade de sofrer transformação maligna. As leucoplasias orais (LOs) constituem as DPMs mais comuns da cavidade oral. Ao exame de biópsia, a maioria das LOs exibe mudanças histológicas associadas ou não a uma displasia epitelial. Porém, é discutido se o grau de displasia epitelial constitui um fator importante para denotar maior possibilidade de sua transformação maligna. Dessa forma, é possível que algumas alterações moleculares ocorram sem que haja alteração no fenótipo da célula, sendo, portanto importante o estudo dessas alterações para a compreensão dos mecanismos envolvidos na transformação maligna destas lesões. Neste contexto, cita-se que o reparo do DNA é um importante mecanismo genético, que mantêm a integridade do genoma e previne a carcinogênese, a partir de genes e proteínas específicas, ele promove a detecção e remoção do dano com posterior reconstrução da dupla hélice. As proteínas XRCC1 e APE1 atuam na via BER, uma das principais vias envolvidas no reparo aos danos genéticos. Assim, o presente estudo se propõe a avaliar a expressão imuno-histoquímica das proteínas XRCC1 e APE1 e a sua associação com aspectos clínicos patológicos em uma série de casos de leucoplasias orais para que dessa forma, seja possível compreender se alterações na expressão destas proteínas constituem eventos precoces na carcinogênse oral.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 2492713 - ERICKA JANINE DANTAS DA SILVEIRA
Interno - 1258693 - LELIA MARIA GUEDES QUEIROZ
Interno - 350484 - ROSEANA DE ALMEIDA FREITAS
Notícia cadastrada em: 08/08/2017 14:24
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa06-producao.info.ufrn.br.sigaa06-producao