Banca de DEFESA: NATÁLIA CABRAL SOUZA

Uma banca de DEFESA de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : NATÁLIA CABRAL SOUZA
DATA : 13/08/2021
HORA: 09:00
LOCAL: Videoconferencia - Link para acesso: https://meet.google.com/hhy-mymd-beo?hs=224
TÍTULO:

PROPRIEDADES ANTI-INFLAMATÓRIAS E ANTIOXIDANTES DE BLENDS DO SUCO DE Malpighia emarginata D. C. (ACEROLA) E INFUSÃO DE Camellia sinensis L. (CHÁ VERDE)


PALAVRAS-CHAVES:

Encapsulamento. Epigalatocatequina-3-galato. Ácido ascórbico. Compostos naturais.


PÁGINAS: 62
RESUMO:

As plantas medicinais durante séculos vem sendo alvos de estudos por suas propriedades medicinais, dentre elas a Malpighia emarginata D. C. (acerola) e Camellia sinensis L. (chá verde) vem sendo uma alternativa na abordagem preventiva e medicinal para diversas patologias. Tendo em vista os potenciais usos anti-inflamatorios e antioxidantes desenvolvemos nesse trabalho uma mistura formulada em pó com Malpighia emarginata D. C. e Camellia sinensis L. que possuem um conteúdo maior de ácido ascórbico e epigalatocatequina-3-galato, respectivamente. A produção do blend foi realizada através do processo de secagem por atomização, usando métodos de microencapsulação. Posteriormente, as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias dos blends formulados foram avaliadas em um modelo inflamatório in vitro, usando a linhagem celular de macrófagos RAW-264.7 em dois tratamentos, células frente ao extrato e co-tratamento que são os blends frente as células estimuladas por lipopolissacarídeo. Observamos que o co-tratamento com os blends foi capaz de modular os parâmetros redox nas células durante a resposta inflamatória in vitro. Além disso, o co-tratamento com os blends foi capaz de modular a resposta inflamatória alterando a secreção de citocinas IL-1β, IL-6, IL-10 e TNF-α. Dessa forma, nossos resultados observados em conjunto demonstram pela primeira vez os efeitos sinérgicos antioxidantes e anti-inflamatórios de Malpighia emarginata D. C. e Camellia sinensis L. Justificando assim, o uso adicional dessa mistura em produtos que venham trazer benefícios à saúde, principalmente em termos de prevenção de doenças crônicas.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 974.960.650-72 - MATHEUS AUGUSTO DE BITTENCOURT PASQUALI - UFCG
Interno - 1880243 - DANIEL CARLOS FERREIRA LANZA
Interno - 2195251 - HUGO ALEXANDRE DE OLIVEIRA ROCHA
Externo à Instituição - CARLOS EDUARDO SCHNORR
Externo à Instituição - JUCIANO GASPAROTTO - UFRGS
Notícia cadastrada em: 12/08/2021 10:50
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2024 - UFRN - sigaa09-producao.info.ufrn.br.sigaa09-producao